Nos Planos de Previdência da
Eletros, seu dinheiro é administrado
por quem realmente entende!
Acompanhe a análise do cenário econômico, além da
prévia dos resultados financeiros dos Planos.
Em fevereiro, as rentabilidades dos planos foram majoritariamente negativas, a exceção, foram os perfis superconservadores que apresentaram rentabilidades positivas.
Nos EUA, após um mês de janeiro de euforia, o mês de fevereiro foi de realização para o mercado acionário (S&P 500 variou -2,61%), com uma maior preocupação em relação a uma inflação mais persistente e o aumento da probabilidade de que a economia americana entre em recessão (“Hard Landing”).
Como consequência desse movimento, os países emergentes foram impactados de uma maneira geral.
Na China, o retorno as atividades econômicas, depois do fim da política de covid zero, impactaram positivamente a economia. Por outro, a perspectiva de um crescimento menor para os próximos anos faz com que os agentes econômicos continuem mais cautelosos.
No Brasil, a discussão sobre o patamar da taxa de juros (inclusive com a participação do Presidente Lula), a indicação de dois novos diretores para o Banco Central e os critérios para o estabelecimento de uma ancora fiscal tomaram conta do cenário econômico.
Essa instabilidade contribui para a diminuição da taxa de juros de curto prazo e aumento da taxa de juros de longo prazo, num movimento de elevação da inclinação da curva de juros. Além disso, essa maior instabilidade, contribuiu para a elevação do dólar (+3,16%) e queda do mercado acionário (IBX -7,59%).
Como podemos observar, ocorreu uma piora das expectativas, não só em relação as economias globais, mas também em relação a economia brasileira. Nesse cenário global ainda mais desafiador, fica clara a importância de o governo brasileiro fazer o seu dever de casa. Neste contexto, a implementação de uma ancora fiscal e a aprovação da reforma tributária se tornam cada vez mais urgente e necessárias para tranquiliza os agentes econômicos.
Leia maisNo cenário externo, pode-se observar uma continuação do processo de elevação das taxas de juros dos EUA, com revisões subsequentes da taxa de juros para o fim do ciclo de aperto monetário, tendo em vista uma economia ainda aquecida e um mercado de trabalho muito forte no país. Com os dados de varejo e de emprego ainda muitos fortes nos EUA, há uma dificuldade no combate à inflação nos EUA, inclusive, em relação ao impacto da elevação da taxa de juros na própria economia.
Leia maisNo cenário doméstico, fevereiro ficou marcado pelos enfáticos ataques do novo líder do país ao presidente do Banco Central (BC) na condução da política monetária. O Governo mostrou-se convicto da necessidade urgente de redução da taxa básica de juros, com vistas a viabilizar o crescimento econômico.
Leia maisIBrX100 teve uma desvalorização de 7,59% devido aos atritos entre o atual governo e banco central sobre a discussão sobre a atual taxa de juros básica no Brasil.
O Real se desvalorizou em relação ao dólar, diante de um cenário mais forte de aperto monetário nos EUA, com a elevação de juros, com os dados mais fortes de inflação.
O Risco Brasil subiu 1 ponto, ficando em 232 pontos, permanecendo praticamente estável, visto um cenário de incertezas sobre a condução política com as reformas.
O índice acionário dos EUA se desvalorizou em 2,61% com a divulgação de inflação mais forte no país e com a expectativa de uma elevação mais forte das taxas de juros.
O barril WTI fechou o mês cotado a U$77,05, queda de 2,3%, ainda sobre os temores de uma possível recessão econômica global.
* Fonte: Consolidado estatístico Abrapp
** Fonte: Relatório Aditus. Amostra com 140 planos CDs
* Fonte: Consolidado estatístico Abrapp
** Fonte: Relatório Aditus. Amostra com 134 planos BDs
Com profissionais qualificados, nossa gestão de investimentos segmenta a alocação e a seleção de ativos, o que permite a implementação de um processo decisório eficiente. Com base na Política de Investimentos e nas análises dos Comitês, tal gestão é orientada pelo seguinte ciclo:
Atualmente, a Eletros possui uma parcela dos recursos sendo geridos internamente, por equipe própria, assim como
uma parcela dos recursos administrados por gestores terceirizados.
Acreditamos que esse modelo de gestão é extremamente positivo para a Eletros, pois permite a troca constante de informação,
além da maior combinação de estratégias e o acesso a diversos tipos de gestão de investimentos.
Com o objetivo de aproveitar os melhores gestores de investimentos do mercado financeiro,a Fundação adota um
processo de seleção de gestores externos nos diversos segmentos em que investe.
Hoje em dia, a Eletros tem gestores terceirizados de renda fixa, renda variável e, também, no segmento
multimercado estruturados.
Esses gestores e seus mercados de atuação são acompanhados diariamente e, também,
periodicamente, por meio de reuniões exclusivas com a Eletros. De acordo com as respectivas performances,
também reavaliamos a ponderação de alocação em cada um deles, assim como a seleção de novos gestores.
Nas reuniões realizadas com os participantes da Eletros, são apresentados os principais
gestores e a composição dos títulos que compõem
suas respectivas carteiras de
investimentos.
De fato, acreditamos que esse tipo de gestão é um diferencial da Eletros. Assim sendo,
acompanhe as apresentações de resultados no canal do Youtube, para mais
Confira a Política de Investimentos vigente, tanto para o Plano Administrativo quanto para
os Planos de Benefícios Previdenciários.
Mais flexibilidade para aplicar os recursos financeiros, de acordo com os perfis dos participantes.
Tenho baixa
tolerância aos
eventuais riscos
de mercado
financeiro
Quero obter
rentabilidade
acima da renda
fixa, mas com
segurança
Estou disposto
a aceitar riscos
em troca de mais
rentabilidade no
longo prazo
Já entendo
sobre finanças
e tenho alta
tolerância aos
riscos de
mercado
Prefiro transferir
a gestão dos
investimentos aos
especialistas
da Eletros