Nos Planos de Previdência da
Eletros, seu dinheiro é administrado
por quem realmente entende!
Acompanhe a análise do cenário econômico, além da
prévia dos resultados financeiros dos Planos.
Em dezembro, as rentabilidades dos Planos apresentaram rentabilidade negativa, com exceção do Perfil Super Conservador dos Planos CD Eletrobrás, CV ONS e CV EPE, que apresentaram modesta variação positiva.
Em termos de variação dos ativos no mercado brasileiro tivemos um comportamento muito similar ao do mês de novembro. A bolsa brasileira, representada pela variação do IBrX, apresentou rentabilidade de -2,63%, a bolsa americana, representada pela variação do S&P500, registrou queda de -5,90%.
Embora o mercado de ativos de risco nos EUA tenha tido um comportamento negativo no mês de dezembro (havia subido bem em novembro, ao contrário do mercado brasileiro), o mercado brasileiro obedeceu a uma dinâmica preponderantemente ligada ao cenário doméstico.
As declarações do Presidente eleito, as complicações para a aprovação da PEC do “estouro” e as diversas frentes e negociações para a composição do governo, contribuíram para um mês de dezembro bem volátil.
A sinalização do governo eleito no início do mês de dezembro foi muito mal recebida pelo mercado. A ideia de mais gastos sociais sem uma contrapartida de receita, ou de corte de outros gastos públicos em outras áreas, levou o investidor a precificar um futuro com mais inflação, mais taxa de juros e menos crescimento econômico.
A partir da segunda quinzena de dezembro começamos a assistir a uma modulação do discurso do governo eleito, incluindo a preocupação com o equilíbrio fiscal.
Nesse contexto, o comportamento dos ativos de riscos pode ser dividido em duas fases (observar Gráfico 2). Enquanto na primeira quinzena (até o dia 16) observamos uma desvalorização significativa do preço dos ativos (bolsa e títulos públicos), na segunda quinzena verificamos uma recuperação. Entretanto, essa recuperação não foi suficiente para recuperar os preços dos ativos no final de novembro.
Neste cenário, parece claro que a fase de discursos ficou para trás e os agentes econômicos esperam medidas práticas, e claras, no sentido de estabilizar a dinâmica das contas públicas. Nesse sentido, acompanhar o desenrolar da reforma tributária e a nova proposta de âncora fiscal são marcos importantes.
Por fim, não podemos deixar de mencionar a preocupação com a dinâmica de forças entre os diversos grupos (o núcleo político do governo, o núcleo econômico, os aliados do governo no Congresso e a sua oposição) que será importante para definir as prioridades e o ritmo das medidas necessárias para o desenvolvimento econômico e social do país.
Leia maisNo cenário externo, podemos observar uma continuação de cautela no mercado de Bolsa de Valores nos EUA (S&P 500) que desvalorizou em 5,9% no mês de dezembro, mesmo com a redução da expectativa da magnitude da elevação das taxas de juros pelo FED de 75 pontos-base para 50 pontos-base na sua última reunião. Em meio às incertezas sobre os impactos de juros mais altos sobre a economia americana e o temor de uma recessão econômica no país e no mundo, impactaram negativamente os preços dos ativos.
Leia maisNo cenário interno, tivemos novamente a dominância dos assuntos políticos no radar do mercado. No início do mês de dezembro tinha-se a indefinição dos ministros que seriam nomeados para as pastas econômicas e ainda a tramitação da ‘PEC da Transição’. Este cenário de incerteza e preocupação com as contas públicas fizeram com que no dia 16/12 o índice Ibovespa recuasse ao valor mínimo, no mês, de 102.855,7 pontos e o índice de DI futuro de 2029 atingisse o pico mensal em 13,49% a.a.
Leia maisO IBrX100 teve uma desvalorização de 2,63% por conta incertezas fiscais sobre o governo Lula e com a divulgação de sua equipe econômica.
O Real se desvalorizou em relação ao dólar por conta das incertezas sobre o compromisso fiscal do governo Lula e o impacto nas projeções macroeconômicas.
O Risco Brasil subiu 7 pontos para 254 pontos, devido também as incertezas e do discurso proveniente sobre os mandatários do novo governo.
O índice acionário dos EUA se desvalorizou em 5,90% ainda com os temores sobre o movimento de alta de juros dos EUA e sobre a possibilidade de recessão econômica.
O barril WTI fechou o mês cotado a U$80,26, queda de 0,04%, ainda por conta da cautela ainda existente sobre o crescimento econômico dos países.
* Fonte: Consolidado estatístico Abrapp
** Fonte: Relatório Aditus. Amostra com 140 planos CDs
* Fonte: Consolidado estatístico Abrapp
** Fonte: Relatório Aditus. Amostra com 134 planos BDs
Com profissionais qualificados, nossa gestão de investimentos segmenta a alocação e a seleção de ativos, o que permite a implementação de um processo decisório eficiente. Com base na Política de Investimentos e nas análises dos Comitês, tal gestão é orientada pelo seguinte ciclo:
Atualmente, a Eletros possui uma parcela dos recursos sendo geridos internamente, por equipe própria, assim como
uma parcela dos recursos administrados por gestores terceirizados.
Acreditamos que esse modelo de gestão é extremamente positivo para a Eletros, pois permite a troca constante de informação,
além da maior combinação de estratégias e o acesso a diversos tipos de gestão de investimentos.
Com o objetivo de aproveitar os melhores gestores de investimentos do mercado financeiro,a Fundação adota um
processo de seleção de gestores externos nos diversos segmentos em que investe.
Hoje em dia, a Eletros tem gestores terceirizados de renda fixa, renda variável e, também, no segmento
multimercado estruturados.
Esses gestores e seus mercados de atuação são acompanhados diariamente e, também,
periodicamente, por meio de reuniões exclusivas com a Eletros. De acordo com as respectivas performances,
também reavaliamos a ponderação de alocação em cada um deles, assim como a seleção de novos gestores.
Nas reuniões realizadas com os participantes da Eletros, são apresentados os principais
gestores e a composição dos títulos que compõem
suas respectivas carteiras de
investimentos.
De fato, acreditamos que esse tipo de gestão é um diferencial da Eletros. Assim sendo,
acompanhe as apresentações de resultados no canal do Youtube, para mais
Confira a Política de Investimentos vigente, tanto para o Plano Administrativo quanto para
os Planos de Benefícios Previdenciários.
Mais flexibilidade para aplicar os recursos financeiros, de acordo com os perfis dos participantes.
Tenho baixa
tolerância aos
eventuais riscos
de mercado
financeiro
Quero obter
rentabilidade
acima da renda
fixa, mas com
segurança
Estou disposto
a aceitar riscos
em troca de mais
rentabilidade no
longo prazo
Já entendo
sobre finanças
e tenho alta
tolerância aos
riscos de
mercado
Prefiro transferir
a gestão dos
investimentos aos
especialistas
da Eletros