Nos Planos de Previdência da
Eletros, seu dinheiro é administrado
por quem realmente entende!
Acompanhe a análise do cenário econômico, além da
prévia dos resultados financeiros dos Planos.
No mês de julho, apresentamos rentabilidades negativas em todos os Planos e Perfis de investimentos, com exceção dos perfis superconservadores. O desempenho dos ativos de riscos brasileiros foram muito piores do que os ativos de risco ao redor do mundo. Por exemplo, enquanto o S&P 500 variou +2,27%, atingindo novo recorde histórico, o IBrX teve um desempenho de -3,99%. O Risco Brasil, medido pelo CDS, subiu 12 pontos. O principal motivo de deslocamento de desempenho diz respeito ao elevado desgaste que o Presidente vem sofrendo. As declarações do Presidente em relação a alguns Ministros do STF, a defesa desproporcional a respeito do voto auditado e a CPI da Covid tem contribuído para “encarecer” o trâmite das reformas tributárias e administrativas, como também, o seu apoio no Congresso para evitar um eventual processo de impedimento.
Adicionalmente, o ano pré-eleitoral leva os agentes econômicos a suspeitarem que as despesas do governo serão ainda maiores. Nesse cenário, já se fala na adoção de “contabilidade criativa” para não romper o “teto” dos gastos e viabilizar um Bolsa Família pelo menos com um valor 50% maior deixando os investidores muito preocupados. Um maior custo político em um ano pré-eleitoral acarretará um maior gasto público colocando em risco a sustentabilidade das contas públicas e alimentando ainda mais o processo inflacionário. Como consequência, assistimos a uma elevação das expectativas do risco Brasil e da nossa taxa de juros de equilíbrio contribuindo para derrubar o preço das ações. Dessa forma, o preço das ações das empresas brasileiras negociadas na Bolsa de Valores sentiram esse conturbado cenário político eleitoral e caíram ao contrário do que ocorreu no resto do Mundo. Por outro lado, ao contrário de um cenário Macroeconômico incerto e complicado, os resultados das empresas tem melhorado de forma significativa. Nesse contexto, entendemos que, uma melhora, mesmo que marginal, no cenário político e a sinalização de respeito ao “teto” dos gastos públicos, assistiremos a uma valorização da Bolsa Brasileira.
Leia mais
Em julho, a economia dos EUA segue seu ritmo de recuperação, com a inflação ainda incomodando, fazendo com que o FED sinalizasse ao mercado que está atento a este avanço e desta forma preparado para iniciar uma redução de estímulos através da redução da compra de títulos.
Leia maisA vacinação avança no Brasil, em julho, e o número de casos e de mortes recuam, incitando uma antecipação da esperada retomada da atividade. A confiança dos agentes econômicos, alimentada por este cenário, é constantemente drenada em meio aos desdobramentos da atual crise política.
Leia maisA bolsa de valores se desvalorizou em 3,99% devido ao aumento do risco fiscal com as duvidas sobre o orçamento do Governo.
O Real se desvalorizou em relação ao dólar, de acordo com dados econômicos dos EUA mais fortes que o esperado pelo mercado e com uma inflação mais alta nos EUA.
O Risco Brasil também aumentou para 177 pontos, por causa do aumento do risco fiscal com as duvidas sobre o orçamento do Governo.
O índice acionário dos EUA apresentou um aumento de 2,27%, com a retomada econômica do país e a divulgação de resultados mais fortes das empresas.
O barril WTI fechou o mês praticamente estável cotado a U$73,95, com a recuperação do ritmo de produção de petróleo com a retomada econômica.
* Fonte: Consolidado estatístico Abrapp
** Fonte: Relatório Aditus. Amostra com 140 planos CDs
* Fonte: Consolidado estatístico Abrapp
** Fonte: Relatório Aditus. Amostra com 134 planos BDs
Com profissionais qualificados, nossa gestão de investimentos segmenta a alocação e a seleção de ativos, o que permite a implementação de um processo decisório eficiente. Com base na Política de Investimentos e nas análises dos Comitês, tal gestão é orientada pelo seguinte ciclo:
Atualmente, a Eletros possui uma parcela dos recursos sendo geridos internamente, por equipe própria, assim como
uma parcela dos recursos administrados por gestores terceirizados.
Acreditamos que esse modelo de gestão é extremamente positivo para a Eletros, pois permite a troca constante de informação,
além da maior combinação de estratégias e o acesso a diversos tipos de gestão de investimentos.
Com o objetivo de aproveitar os melhores gestores de investimentos do mercado financeiro,a Fundação adota um
processo de seleção de gestores externos nos diversos segmentos em que investe.
Hoje em dia, a Eletros tem gestores terceirizados de renda fixa, renda variável e, também, no segmento
multimercado estruturados.
Esses gestores e seus mercados de atuação são acompanhados diariamente e, também,
periodicamente, por meio de reuniões exclusivas com a Eletros. De acordo com as respectivas performances,
também reavaliamos a ponderação de alocação em cada um deles, assim como a seleção de novos gestores.
Nas reuniões realizadas com os participantes da Eletros, são apresentados os principais
gestores e a composição dos títulos que compõem
suas respectivas carteiras de
investimentos.
De fato, acreditamos que esse tipo de gestão é um diferencial da Eletros. Assim sendo,
acompanhe as apresentações de resultados no canal do Youtube, para mais
Confira a Política de Investimentos vigente, tanto para o Plano Administrativo quanto para
os Planos de Benefícios Previdenciários.
Mais flexibilidade para aplicar os recursos financeiros, de acordo com os perfis dos participantes.
Tenho baixa
tolerância aos
eventuais riscos
de mercado
financeiro
Quero obter
rentabilidade
acima da renda
fixa, mas com
segurança
Estou disposto
a aceitar riscos
em troca de mais
rentabilidade no
longo prazo
Já entendo
sobre finanças
e tenho alta
tolerância aos
riscos de
mercado
Prefiro transferir
a gestão dos
investimentos aos
especialistas
da Eletros