Nos Planos de Previdência da
Eletros, seu dinheiro é administrado
por quem realmente entende!
Acompanhe a análise do cenário econômico, além da
prévia dos resultados financeiros dos Planos.
O mercado acionário brasileiro se manteve praticamente estável no mês de setembro. A bolsa brasileira, representada pelo índice IBrX, apresentou rentabilidade levemente negativa de -0,05%, sendo registrado no acumulado do ano um retorno de +4,43%. Pôde-se observar um descolamento da bolsa brasileira em relação à bolsa americana que apontou um relevante recuo no mês de -9,3%, representada pelo índice S&P 500 e gerando um acumulo negativo no ano superior a -30%. Diante deste recuo, a rentabilidade do segmento de investimento no exterior deixou a desejar, apresentando uma queda de -4,43%. No entanto, vale relembrar que, como constantemente destacado, a alocação neste segmento no portfólio dos planos, apesar de restrita, representa imprescindível investimento para a diversificação dos investimentos.
Em setembro a carteira ALM do Plano BD Eletrobrás, que tem como objetivo o alinhamento dos passivos e ativos do respectivo Plano, após forte volatilidade, encerrou o mês com pequena valorização. Esta carteira, representada pelos títulos públicos indexados à inflação, apresentou rentabilidade de 0,74%, enquanto o benchmark de renda fixa, CDI, registrou retorno de 1,02% no mês.
O mês foi bastante conturbado para os mercados ao redor do mundo, passando pela confirmação do Fed do interesse em manter a restrição econômica para o combate da inflação, o agravamento da crise energética na Europa ditado pela guerra da Ucrânia, até as incertezas oriundas de novos confinamentos na China. Desta forma, diante deste cenário mais confuso, impactando negativamente a confiança dos investidores e refletindo em certa instabilidade no mercado de ações, os perfis mais agressivos dos planos de benefícios apresentaram retornos estáveis, porém positivos.
Após definido o fim do ciclo de alta das taxas de juros e diante da menor exposição do Brasil aos riscos observados, o Brasil tem seguido descolado dos principais mercados ao redor do mundo. Por outro lado, internamente vivenciamos uma forte hesitação dos investidores ao analisarem a falta de clareza da gestão do próximo presidente em relação as diretrizes da política fiscal brasileira. Com o fim das eleições, dados mais claros em relação a linha de atuação do novo líder deverão definir o humor do mercado.
Leia maisNo Exterior, a divulgação de dados de inflação mais fortes que as expectativas do mercado e a preocupação dos agentes econômicos com uma recessão econômica nos EUA e Europa afetaram os mercados de forma significativa. Nos discursos dos membros do FED e do BCE há uma sinalização de um aperto monetário (aumento de juros) mais forte e mais persistente ao longo dos próximos anos para combater essa inflação.
Leia maisO ambiente interno foi marcado por uma melhora geral dos indicadores econômicos. O relatório Focus ao longo do mês foi captando uma diminuição nas expectativas de inflação para 2022. Enquanto o último relatório Focus do mês de agosto apresentava uma expectativa de 6,70% para o IPCA de 2022, no final de setembro, essa previsão já se encontrava em 5,88%.
Leia maisO IBrX100 ficou praticamente estável no mês de Setembro, por conta da preocupação da recessão econômica mundial e com a proximidade do período eleitoral no Brasil.
O Real se desvalorizou em relação ao dólar, devido a preocupação cada vez maior da inflação e crescimento econômico nos EUA e Europa, fortalecendo o dólar nesse cenário.
O Risco Brasil subiu 49 pontos para 312 pontos, com o aumento dos temores globais sobre crescimento econômico e a inflação nos EUA e Europa.
O índice acionário dos EUA se desvalorizou com queda forte de - 9,61%, alcançando as mínimas no ano, com as preocupações acerca da recessão econômica.
O barril WTI fechou o mês cotado a U$79,49, queda de 11,23%, por conta da possível diminuição da demanda global por petróleo, dado a dificuldade do cenário econômico.
* Fonte: Consolidado estatístico Abrapp
** Fonte: Relatório Aditus. Amostra com 140 planos CDs
* Fonte: Consolidado estatístico Abrapp
** Fonte: Relatório Aditus. Amostra com 134 planos BDs
Com profissionais qualificados, nossa gestão de investimentos segmenta a alocação e a seleção de ativos, o que permite a implementação de um processo decisório eficiente. Com base na Política de Investimentos e nas análises dos Comitês, tal gestão é orientada pelo seguinte ciclo:
Atualmente, a Eletros possui uma parcela dos recursos sendo geridos internamente, por equipe própria, assim como
uma parcela dos recursos administrados por gestores terceirizados.
Acreditamos que esse modelo de gestão é extremamente positivo para a Eletros, pois permite a troca constante de informação,
além da maior combinação de estratégias e o acesso a diversos tipos de gestão de investimentos.
Com o objetivo de aproveitar os melhores gestores de investimentos do mercado financeiro,a Fundação adota um
processo de seleção de gestores externos nos diversos segmentos em que investe.
Hoje em dia, a Eletros tem gestores terceirizados de renda fixa, renda variável e, também, no segmento
multimercado estruturados.
Esses gestores e seus mercados de atuação são acompanhados diariamente e, também,
periodicamente, por meio de reuniões exclusivas com a Eletros. De acordo com as respectivas performances,
também reavaliamos a ponderação de alocação em cada um deles, assim como a seleção de novos gestores.
Nas reuniões realizadas com os participantes da Eletros, são apresentados os principais
gestores e a composição dos títulos que compõem
suas respectivas carteiras de
investimentos.
De fato, acreditamos que esse tipo de gestão é um diferencial da Eletros. Assim sendo,
acompanhe as apresentações de resultados no canal do Youtube, para mais
Confira a Política de Investimentos vigente, tanto para o Plano Administrativo quanto para
os Planos de Benefícios Previdenciários.
Mais flexibilidade para aplicar os recursos financeiros, de acordo com os perfis dos participantes.
Tenho baixa
tolerância aos
eventuais riscos
de mercado
financeiro
Quero obter
rentabilidade
acima da renda
fixa, mas com
segurança
Estou disposto
a aceitar riscos
em troca de mais
rentabilidade no
longo prazo
Já entendo
sobre finanças
e tenho alta
tolerância aos
riscos de
mercado
Prefiro transferir
a gestão dos
investimentos aos
especialistas
da Eletros