Nos Planos de Previdência da
Eletros, seu dinheiro é administrado
por quem realmente entende!
Acompanhe a análise do cenário econômico, além da
prévia dos resultados financeiros dos Planos.
No mês de novembro, todos os nossos Perfis de Investimentos e Planos (BD e CD Eletrobrás Saldado) obtiveram rentabilidades positivas. Como a renda variável teve variação negativa no mês (IBrX -1,69%), as rentabilidades positivas dos planos/perfis foram provenientes da excelente rentabilidade da renda fixa.
Nesse sentido, os Perfis mais Conservadores obtiveram melhores rentabilidades que os Perfis mais Agressivos por conta da performance do segmento de renda fixa. Os Perfis Super Conservadores dos planos, por exemplo, atingiram rentabilidades em torno de 2,1%, rentabilidade muito superior a variação de 0,59% do CDI no mês.
A queda de juros dos títulos de longo prazo contribuiu para esse resultado, embora a rentabilidade dessa carteira de títulos ainda continue negativa no acumulado de 2021. Este cenário de queda dos juros longos e desvalorização da renda variável se caracteriza por ser um cenário bem atípico e entendemos que possa ser explicado pelo receio com o surgimento da variante ômicron e seus possíveis impactos sobre a economia.
Nesse cenário, voltaríamos a ter baixo crescimento econômico (menos inflação) consequentemente e, por um lado, menores resultados das empresas e, por outro, menor juros. No Brasil, continuamos assistindo o imbróglio da PEC dos Precatórios que, apesar das diferenças entre a Câmara e o Senado, deve ser aprovada.
Adicionalmente, a preocupação com o descontrole da inflação tem levado o Banco Central a subir de forma mais rigorosa a taxa de juros de curto prazo levando, inclusive, a uma queda da taxa de juros de longo prazo. Por fim, continuamos acompanhando o nosso conturbado processo eleitoral e ressaltamos que os ativos de risco continuam com preços muito descontados.
Leia maisEm novembro, os índices inflacionários permaneceram elevados nas economias desenvolvidas, impactando na abertura das taxas de juros de longo prazo, movimento este que fez os EUA indicar sua predisposição em acelerar o ritmo da retirada dos estímulos monetários - procedimento usualmente chamado de “tapering”.
Leia maisOs entraves para a conclusão da PEC dos precatórios perduraram ainda no mês de novembro. Além disso, as resoluções e tensões sobre as disputas eleitorais do próximo ano ganham gradativamente mais espaço no debate político-econômico.
Leia maisO IBrX100 se desvalorizou em 1,69% devido aos temores sobre a nova variante do coronavírus, a ômicron e seus possíveis impactos na economia.
O Real se valorizou marginalmente em relação ao dólar, devido ao nível já bastante elevado do dólar em relação ao real, diante do atual cenário econômico.
O Risco Brasil aumento para 257 pontos, também por causa dos temores referentes variante ômicron e acompanhando a situação fiscal com a PEC dos Precatórios.
O índice acionário dos EUA apresentou uma desvalorização de 0,80%, por causa dos temores referentes a variante ômicron e o risco inflacionário “pós pandemia” nos EUA.
O barril WTI fechou o mês com uma baixa expressiva de queda de 20,8%, com a variante ômicron e seus impactos na retomada da economia no cenário mundial.
* Fonte: Consolidado estatístico Abrapp
** Fonte: Relatório Aditus. Amostra com 140 planos CDs
* Fonte: Consolidado estatístico Abrapp
** Fonte: Relatório Aditus. Amostra com 134 planos BDs
Com profissionais qualificados, nossa gestão de investimentos segmenta a alocação e a seleção de ativos, o que permite a implementação de um processo decisório eficiente. Com base na Política de Investimentos e nas análises dos Comitês, tal gestão é orientada pelo seguinte ciclo:
Atualmente, a Eletros possui uma parcela dos recursos sendo geridos internamente, por equipe própria, assim como
uma parcela dos recursos administrados por gestores terceirizados.
Acreditamos que esse modelo de gestão é extremamente positivo para a Eletros, pois permite a troca constante de informação,
além da maior combinação de estratégias e o acesso a diversos tipos de gestão de investimentos.
Com o objetivo de aproveitar os melhores gestores de investimentos do mercado financeiro,a Fundação adota um
processo de seleção de gestores externos nos diversos segmentos em que investe.
Hoje em dia, a Eletros tem gestores terceirizados de renda fixa, renda variável e, também, no segmento
multimercado estruturados.
Esses gestores e seus mercados de atuação são acompanhados diariamente e, também,
periodicamente, por meio de reuniões exclusivas com a Eletros. De acordo com as respectivas performances,
também reavaliamos a ponderação de alocação em cada um deles, assim como a seleção de novos gestores.
Nas reuniões realizadas com os participantes da Eletros, são apresentados os principais
gestores e a composição dos títulos que compõem
suas respectivas carteiras de
investimentos.
De fato, acreditamos que esse tipo de gestão é um diferencial da Eletros. Assim sendo,
acompanhe as apresentações de resultados no canal do Youtube, para mais
Confira a Política de Investimentos vigente, tanto para o Plano Administrativo quanto para
os Planos de Benefícios Previdenciários.
Mais flexibilidade para aplicar os recursos financeiros, de acordo com os perfis dos participantes.
Tenho baixa
tolerância aos
eventuais riscos
de mercado
financeiro
Quero obter
rentabilidade
acima da renda
fixa, mas com
segurança
Estou disposto
a aceitar riscos
em troca de mais
rentabilidade no
longo prazo
Já entendo
sobre finanças
e tenho alta
tolerância aos
riscos de
mercado
Prefiro transferir
a gestão dos
investimentos aos
especialistas
da Eletros