Nos Planos de Previdência da
Eletros, seu dinheiro é administrado
por quem realmente entende!
Acompanhe a análise do cenário econômico, além da
prévia dos resultados financeiros dos Planos.
Em junho, apresentamos rentabilidades negativas em todos os Planos e Perfis de Investimentos. Diante da forte desvalorização apresentada no segmento de renda variável neste mês, os destaques foram as rentabilidades dos perfis mais agressivos, apresentando quedas substanciais. No mês de junho, a bolsa brasileira, representada pelo Índice Brasil – IBrX, registrou uma queda de 11,56%, acumulando uma perda de 5,72% em 2022. O Brasil seguiu o comportamento observado da bolsa americana que, de acordo com o desempenho de seu principal índice do mercado acionário, S&P500, recuou 8,39%, que já acumula perdas no ano de 20,58%. A variação negativa no mercado acionário doméstico foi reflexo da alta mais intensa dos juros praticada pelo Banco Central americano na busca pelo recuo inflacionário, do aumento da probabilidade de uma recessão global e às incertezas presentes no ambiente doméstico diante do ano eleitoral. O processo eleitoral tem elevado a disposição do governo em distribuir benefícios sociais, permitindo assim que se ultrapasse o teto de gastos e gerando a percepção, entre os agentes econômicos, de elevação dos riscos fiscais. A preocupação em relação a estas medidas de caráter emergencial, deve-se às dúvidas se serão efetivamente transitórias ou, após as eleições, incorporadas ao projeto de governo do próximo Presidente do País. Transformar esses aumentos de gastos temporários em permanentes assustam os agentes econômicos, os quais passam a considerar, nas suas avaliações econômicas, um maior prêmio de risco, para investimentos no Brasil.
Leia maisNo cenário externo, pode-se observar uma pressão inflacionária muito forte dentro das economias, com o reflexo pós Covid-19. De modo que a atuação dos principais bancos centrais como o FED e o BCE com o movimento de elevação das taxas de juros, são observados com atenção pelo mercado.
Leia maisNo cenário interno, a bolsa de valores ainda reflete as incertezas no mercado externo com uma queda de 11,56% no mês de junho. Nesse movimento de queda dos ativos de risco na bolsa brasileira, adiciona-se a preocupação com a austeridade fiscal no Brasil frente à “PEC Kamikaze”, relativa aos auxílios emergenciais, que está em vista de ser aprovada pelo Congresso.
Leia maisO IBrX100 se desvalorizou em 11,56% devidos aos temores de recessão econômica ao redor do mundo e também com a preocupação do cenário fiscal no Brasil.
O Real se desvalorizou em relação ao dólar, com as incertezas sobre o crescimento econômico global em meio a inflação persistente e perspectivas de altas de juros.
O Risco Brasil subiu 71 pontos para 294 pontos, com a preocupação sobre as contas fiscais no Brasil, com os novos estímulos na economia.
O índice acionário dos EUA se desvalorizou em 8,39% por conta dos temores de recessão econômica no país e também com a preocupação sobre a inflação
O barril WTI fechou o mês cotado a U$105,76, queda de 7,77%, devido principalmente a preocupação sobre a recessão econômica.
* Fonte: Consolidado estatístico Abrapp
** Fonte: Relatório Aditus. Amostra com 140 planos CDs
* Fonte: Consolidado estatístico Abrapp
** Fonte: Relatório Aditus. Amostra com 134 planos BDs
Com profissionais qualificados, nossa gestão de investimentos segmenta a alocação e a seleção de ativos, o que permite a implementação de um processo decisório eficiente. Com base na Política de Investimentos e nas análises dos Comitês, tal gestão é orientada pelo seguinte ciclo:
Atualmente, a Eletros possui uma parcela dos recursos sendo geridos internamente, por equipe própria, assim como
uma parcela dos recursos administrados por gestores terceirizados.
Acreditamos que esse modelo de gestão é extremamente positivo para a Eletros, pois permite a troca constante de informação,
além da maior combinação de estratégias e o acesso a diversos tipos de gestão de investimentos.
Com o objetivo de aproveitar os melhores gestores de investimentos do mercado financeiro,a Fundação adota um
processo de seleção de gestores externos nos diversos segmentos em que investe.
Hoje em dia, a Eletros tem gestores terceirizados de renda fixa, renda variável e, também, no segmento
multimercado estruturados.
Esses gestores e seus mercados de atuação são acompanhados diariamente e, também,
periodicamente, por meio de reuniões exclusivas com a Eletros. De acordo com as respectivas performances,
também reavaliamos a ponderação de alocação em cada um deles, assim como a seleção de novos gestores.
Nas reuniões realizadas com os participantes da Eletros, são apresentados os principais
gestores e a composição dos títulos que compõem
suas respectivas carteiras de
investimentos.
De fato, acreditamos que esse tipo de gestão é um diferencial da Eletros. Assim sendo,
acompanhe as apresentações de resultados no canal do Youtube, para mais
Confira a Política de Investimentos vigente, tanto para o Plano Administrativo quanto para
os Planos de Benefícios Previdenciários.
Mais flexibilidade para aplicar os recursos financeiros, de acordo com os perfis dos participantes.
Tenho baixa
tolerância aos
eventuais riscos
de mercado
financeiro
Quero obter
rentabilidade
acima da renda
fixa, mas com
segurança
Estou disposto
a aceitar riscos
em troca de mais
rentabilidade no
longo prazo
Já entendo
sobre finanças
e tenho alta
tolerância aos
riscos de
mercado
Prefiro transferir
a gestão dos
investimentos aos
especialistas
da Eletros