Nos Planos de Previdência da
Eletros, seu dinheiro é administrado
por quem realmente entende!
Acompanhe a análise do cenário econômico, além da
prévia dos resultados financeiros dos Planos.
No mês de agosto ficou nítido no comportamento do mercado a sua dependência da divulgação das variáveis econômicas dos EUA, principalmente do mercado de trabalho. As preocupações em relação à intensidade do desaquecimento americano permanecem e os dados de desemprego parecem balizarem as expectativas do ritmo de corte da taxa de juros. A busca pela estabilidade do mercado de trabalho não é uma tarefa fácil, mas de suma importância para o controle inflacionário. A divulgação do percentual de desemprego no mês de julho, levemente acima da média das previsões, deixou os agentes ansiosos. No entanto, ajudou a confirmar a tendência de redução o aperto monetário com expectativa de início do ciclo de queda da taxa de juros em meados de setembro, corroborada pela fala do presidente do FED.
Na China, permanece a preocupação em relação ao desaquecimento da atividade, ainda com destaque para o enfraquecido mercado imobiliário. Na Europa, a inflação mostra-se resiliente devido principalmente pelas despesas de serviços.
No mercado doméstico, o destaque foi o anúncio de Gabriel Galípolo para substituir o atual presidente do Banco Central, bem aceito pelo mercado frente ao perfil técnico que o cargo exige, além também do tenso ambiente entre os membros com relação a falta de unanimidade com relação à necessidade ou não de aumento da taxa de juros, gerando mais volatilidade no mercado, impactado especialmente no câmbio.
Neste contexto, a bolsa brasileira encerrou agosto com variação positiva de 6,60% (IBrX 100), acima das principais bolsas mundiais, baseada principalmente pela expectativa favorável quanto a redução da taxa de juros americana, apesar da possibilidade de aumento dos juros no Brasil no curto prazo. A bolsa dos EUA subiu com menor força, 2,28% (S&P), também diante da possibilidade de queda dos juros dos EUA.
Assim sendo, em agosto todos os Planos administrados pela Eletros apresentaram rentabilidades positivas, com maior intensidade nos perfis mais agressivos, ou seja, os com maior participação no segmento de renda variável, com destaque também para o desempenho positivo no segmento de investimentos no exterior.
Leia maisNo cenário externo do mês de agosto, tivemos a convicção do início do ciclo de cortes de juros dos EUA na próxima reunião. O mercado já estava precificando o início de cortes de juros no mês de setembro, sendo o corte confirmado na divulgação da ata da última reunião do FED (Sistema de Reserva Federal dos EUA), onde ratificou a visão dos diretores sobre o início do ciclo de cortes, assim como no discurso do seu presidente Jerome Powell no simpósio de Jackson Hole, confirmando esse movimento para a próxima reunião.
Leia maisCom entrada de 10 bilhões na B3 em agosto e a média dos resultados das empresas no 2º trimestre de 2024 ligeiramente melhores do que as expectativas, o mês de agosto apresentou forte recuperação da bolsa brasileira, com o índice Ibovespa rentabilizando +6,54% no período. Com o ganho, o índice acumulou +1,36% no ano de 2024, mas ainda se encontra bem abaixo da taxa Selic com desempenho de +7,1% em 2024.
Leia mais
Prefere ouvir? Este conteúdo também está disponível em formato de áudio.
Confira o PodCultivar nas principais plataformas de áudio e no nosso canal
do YouTube.
IBrX100 apresentou uma valorização de 6,60% no mês de agosto, devido as motivações do início do ciclo de queda de juros nos EUA e bons resultados das empresas locais.
O real se valorizou perante ao dólar, com as melhoras de perspectiva de crescimento econômico no Brasil e o movimento do início do ciclo de cortes de juros nos EUA.
O Risco Brasil cedeu 8 pontos em agosto, encerrando o mês cotado a 150 pontos em função da melhora do ambiente macroeconômico, com os discursos sobre o início do ciclo de cortes de juros nos EUA
O principal índice de ações dos Estados Unidos, S&P 500, apresentou valorização de 2,28%, por conta da sinalização do FED para o início do ciclo de cortes de juros em Setembro
O barril WTI fechou o mês cotado a U$73,55, representando queda de 5,60% no mês de julho, ainda por conta das incertezas sobre o crescimento econômico global.
* Fonte: Consolidado estatístico Abrapp
** Fonte: Relatório Aditus. Amostra com 140 planos CDs
* Fonte: Consolidado estatístico Abrapp
** Fonte: Relatório Aditus. Amostra com 134 planos BDs
Com profissionais qualificados, nossa gestão de investimentos segmenta a alocação e a seleção de ativos, o que permite a implementação de um processo decisório eficiente. Com base na Política de Investimentos e nas análises dos Comitês, tal gestão é orientada pelo seguinte ciclo:
Atualmente, a Eletros possui uma parcela dos recursos sendo geridos internamente, por equipe própria, assim como
uma parcela dos recursos administrados por gestores terceirizados.
Acreditamos que esse modelo de gestão é extremamente positivo para a Eletros, pois permite a troca constante de informação,
além da maior combinação de estratégias e o acesso a diversos tipos de gestão de investimentos.
Com o objetivo de aproveitar os melhores gestores de investimentos do mercado financeiro,a Fundação adota um
processo de seleção de gestores externos nos diversos segmentos em que investe.
Hoje em dia, a Eletros tem gestores terceirizados de renda fixa, renda variável e, também, no segmento
multimercado estruturados.
Esses gestores e seus mercados de atuação são acompanhados diariamente e, também,
periodicamente, por meio de reuniões exclusivas com a Eletros. De acordo com as respectivas performances,
também reavaliamos a ponderação de alocação em cada um deles, assim como a seleção de novos gestores.
Nas reuniões realizadas com os participantes da Eletros, são apresentados os principais
gestores e a composição dos títulos que compõem
suas respectivas carteiras de
investimentos.
De fato, acreditamos que esse tipo de gestão é um diferencial da Eletros. Assim sendo,
acompanhe as apresentações de resultados no canal do Youtube, para mais
Confira a Política de Investimentos vigente, tanto para o Plano Administrativo quanto para
os Planos de Benefícios Previdenciários.
Mais flexibilidade para aplicar os recursos financeiros, de acordo com os perfis dos participantes.
Tenho baixa
tolerância aos
eventuais riscos
de mercado
financeiro
Quero obter
rentabilidade
acima da renda
fixa, mas com
segurança
Estou disposto
a aceitar riscos
em troca de mais
rentabilidade no
longo prazo
Já entendo
sobre finanças
e tenho alta
tolerância aos
riscos de
mercado
Prefiro transferir
a gestão dos
investimentos aos
especialistas
da Eletros