Nos Planos de Previdência da
Eletros, seu dinheiro é administrado
por quem realmente entende!
Acompanhe a análise do cenário econômico, além da
prévia dos resultados financeiros dos Planos.
No mês de janeiro, apresentamos rentabilidades positivas em todos os Planos e Perfis de investimentos, com exceção dos perfis superconservadores. Os perfis mais arriscados, com maior posição em ações, tiveram os melhores retornos. O comportamento dos principais índices de mercados foi bem atípico. Enquanto a bolsa brasileira subiu 6,87% (variação do IBrX) em janeiro, o S&P500 teve uma variação de -5,26%. A principal justificativa para a variação positiva da nossa bolsa foi a entrada de recursos estrangeiros tendo como causa a expectativa de valorização dos preços das commodities. Por exemplo, os preços do barril do petróleo (WTI) e do minério de ferro (62%FE) variaram, em janeiro, 17,2% e 16,6%, respectivamente. Esses dois setores (petróleo e mineração) representam mais de 31% do IBrX. Se incluirmos ainda os setores Químicos, Celulose e Siderúrgico nos aproximamos de 40% da composição do índice em questão. Portanto, a expectativa de aumento dos preços das commodities impacta diretamente a bolsa brasileira. Adicionalmente, como o preço das ações brasileiras caíram em 2021 11,9% (IBOV) e os preços das ações americanas subiram 26,9% (S&P500), o diferencial de performance no ano passado foi muito elevado levando aos agentes econômicos a acreditarem que existe um desconto dos preços das ações das empresas brasileiras em relação ao preço das empresas negociadas no exterior
Por outro lado, se janeiro foi um mês muito bom para as ações das empresas brasileiras, por outro, assistimos a uma elevação das taxas de juros das NTN´s com vencimentos mais longos. Dois foram os motivos que impactaram as taxas desses títulos. O primeiro foi a expectativa mais forte de elevação da taxa de juros americana para 2022 fazendo com que as taxas de juros dos títulos mais longos nos EUA também se elevassem, impactando o prêmio de risco para mercados emergentes, inclusive Brasil. O segundo motivo foi a discussão sobre o reajuste dos servidores e a desoneração dos preços dos combustíveis que podem impactar as contas públicas fortemente.
Nesse contexto, fica claro que em 2022, continuaremos com um cenário muito volátil uma vez o início da elevação a taxa de juros no EUA e a evolução do nosso processo eleitoral.
Leia maisO ano de 2022 inicia-se com perspectivas positivas em relação ao fim do estágio crítico da pandemia, diante da rápida disseminação da variante Ômicron, reduzindo a instabilidade persistente nas principais economias mundiais.
Leia maisApesar da perspectiva de maior equilíbrio das contas após a aprovação do orçamento de 2022 e da PEC dos precatórios, em janeiro novas movimentações compensaram esta tendência elevando os riscos frente a possibilidade de desoneração dos combustíveis e reajuste dos servidores públicos.
Leia maisO IBrX100 se valorizou em 6,87% com o forte fluxo de investidores estrangeiros para a bolsa brasileiro, devido ao desconto existente nos ativos brasileiros.
O Real se valorizou em relação ao dólar, devido ao movimento de alta da taxa básica de juros definida pelo Banco Central do Brasil.
O Risco Brasil aumentou 22 pontos para 227 pontos, com a desoneração dos combustíveis e reajuste dos servidores públicos que impactam na situação fiscal do País.
O índice acionário dos EUA apresentou uma desvalorização de 5,26%, a espera da movimentação do FED sobre a redução dos estímulos da pandemia e da inflação.
O barril WTI fechou o mês em alta cotado a U$88,15, aumento de 17,2% com as tensões envolvendo a Rússia e a Ucrânia, com os impactos na demanda por petróleo.
* Fonte: Consolidado estatístico Abrapp
** Fonte: Relatório Aditus. Amostra com 140 planos CDs
* Fonte: Consolidado estatístico Abrapp
** Fonte: Relatório Aditus. Amostra com 134 planos BDs
Com profissionais qualificados, nossa gestão de investimentos segmenta a alocação e a seleção de ativos, o que permite a implementação de um processo decisório eficiente. Com base na Política de Investimentos e nas análises dos Comitês, tal gestão é orientada pelo seguinte ciclo:
Atualmente, a Eletros possui uma parcela dos recursos sendo geridos internamente, por equipe própria, assim como
uma parcela dos recursos administrados por gestores terceirizados.
Acreditamos que esse modelo de gestão é extremamente positivo para a Eletros, pois permite a troca constante de informação,
além da maior combinação de estratégias e o acesso a diversos tipos de gestão de investimentos.
Com o objetivo de aproveitar os melhores gestores de investimentos do mercado financeiro,a Fundação adota um
processo de seleção de gestores externos nos diversos segmentos em que investe.
Hoje em dia, a Eletros tem gestores terceirizados de renda fixa, renda variável e, também, no segmento
multimercado estruturados.
Esses gestores e seus mercados de atuação são acompanhados diariamente e, também,
periodicamente, por meio de reuniões exclusivas com a Eletros. De acordo com as respectivas performances,
também reavaliamos a ponderação de alocação em cada um deles, assim como a seleção de novos gestores.
Nas reuniões realizadas com os participantes da Eletros, são apresentados os principais
gestores e a composição dos títulos que compõem
suas respectivas carteiras de
investimentos.
De fato, acreditamos que esse tipo de gestão é um diferencial da Eletros. Assim sendo,
acompanhe as apresentações de resultados no canal do Youtube, para mais
Confira a Política de Investimentos vigente, tanto para o Plano Administrativo quanto para
os Planos de Benefícios Previdenciários.
Mais flexibilidade para aplicar os recursos financeiros, de acordo com os perfis dos participantes.
Tenho baixa
tolerância aos
eventuais riscos
de mercado
financeiro
Quero obter
rentabilidade
acima da renda
fixa, mas com
segurança
Estou disposto
a aceitar riscos
em troca de mais
rentabilidade no
longo prazo
Já entendo
sobre finanças
e tenho alta
tolerância aos
riscos de
mercado
Prefiro transferir
a gestão dos
investimentos aos
especialistas
da Eletros