Nos Planos de Previdência da
Eletros, seu dinheiro é administrado
por quem realmente entende!
Acompanhe a análise do cenário econômico, além da
prévia dos resultados financeiros dos Planos.
O mês de março foi positivo para os mercados internacionais, com destaque para as bolsas europeias, que tiveram uma performance melhor do que a americana. Esse bom resultado foi impulsionado pelo anúncio de um grande pacote de estímulo fiscal do governo alemão, no início do mês, o que gerou mais otimismo entre os investidores.
Essa medida fez com que aumentassem as expectativas de emissão de títulos públicos na Alemanha, o que elevou as taxas de juros de longo prazo na Europa. Como consequência, o euro se valorizou frente ao dólar, influenciando também as expectativas de inflação nos Estados Unidos.
Aqui no Brasil, os mercados também tiveram um bom desempenho. A bolsa brasileira se destacou, puxada pelo aumento do interesse de investidores estrangeiros. Os juros reais (NTN-Bs) recuaram em relação aos juros nominais, o que aumentou os prêmios de inflação na curva, mesmo com a valorização do real.
Com esse cenário favorável, todos os planos e perfis de investimento ficaram alinhados com suas metas de rentabilidade. Os perfis com maior exposição à renda variável se destacaram, apresentando desempenho superior aos perfis com menor exposição à bolsa.
A renda fixa também teve um papel importante nos bons resultados do mês. As carteiras de títulos (NTN-Bs) dos planos CD Eletrobras e CV ONS e EPE renderam 220% do CDI em março. O plano Eletrobras CD I superou os 180% do CDI, enquanto o CD Saldado alcançou 155% do CDI.
Já a carteira de títulos indexados do plano BD Eletrobras teve um desempenho compatível com o CDI. As carteiras de renda fixa dos planos PrevServ e CD Multi também ficaram muito próximas do CDI no período.
Leia maisNo mês de março, o cenário internacional foi fortemente impactado pelo aumento das incertezas em relação à política comercial e econômica dos Estados Unidos. O presidente Donald Trump reacendeu tensões ao sinalizar novas tarifas comerciais a serem impostas a partir de 2 de abril, especialmente direcionadas a países como China, México e Canadá. A atitude elevou os temores de uma guerra comercial mais ampla, afetando as expectativas sobre o crescimento global.
Leia maisO mês de março foi de importante desempenho para os ativos de risco domésticos. Fomentado por uma significativa entrada de capital externo (mais de R$ 3 bilhões), a bolsa brasileira (Ibovespa) rentabilizou 6,08% no mês, encerrando o primeiro trimestre de 2025 com rentabilidade de +8,29%. A motivação do movimento passa, em algum grau, pela percepção de que os preços dos ativos brasileiros estavam negociando abaixo de suas médias históricas – que já são consideradas baixas.
Leia mais
Prefere ouvir? Este conteúdo também está disponível em formato de áudio.
Confira o PodCultivar nas principais plataformas de áudio e no nosso canal
do YouTube.
IBrX100 apresentou uma valorização de 5,94% no mês de março, principalmente por conta da entrada de capital estrangeiro na bolsa brasileira.
O real apresentou valorização perante ao dólar, também por conta da entrada de fluxo estrangeiro e diante das incertezas sobre a discussão tarifária nos EUA.
O Risco Brasil subiu 6 pontos, alcançando 186 pontos, em meio o aumento da volatilidade do mercado estrangeiro e a entrada de fluxo estrangeiro no Brasil.
O principal índice de ações dos Estados Unidos, S&P 500, apresentou desvalorização forte de 5,75%, com o aumento da volatilidade dos mercados, em meio as discussões tarifárias do Governo Trump.
O barril WTI fechou o mês cotado a U$71,48, representando um aumento de 2,46% no preço do petróleo, mas com incertezas sobre o seu preço no futuro com o possível arrefecimento da atividade global com o possível aumento das tarifas comerciais dos EUA.
Com profissionais qualificados, nossa gestão de investimentos segmenta a alocação e a seleção de ativos, o que permite a implementação de um processo decisório eficiente. Com base na Política de Investimentos e nas análises dos Comitês, tal gestão é orientada pelo seguinte ciclo:
Atualmente, a Eletros possui uma parcela dos recursos sendo geridos internamente, por equipe própria, assim como
uma parcela dos recursos administrados por gestores terceirizados.
Acreditamos que esse modelo de gestão é extremamente positivo para a Eletros, pois permite a troca constante de informação,
além da maior combinação de estratégias e o acesso a diversos tipos de gestão de investimentos.
Com o objetivo de aproveitar os melhores gestores de investimentos do mercado financeiro,a Fundação adota um
processo de seleção de gestores externos nos diversos segmentos em que investe.
Hoje em dia, a Eletros tem gestores terceirizados de renda fixa, renda variável e, também, no segmento
multimercado estruturados.
Esses gestores e seus mercados de atuação são acompanhados diariamente e, também,
periodicamente, por meio de reuniões exclusivas com a Eletros. De acordo com as respectivas performances,
também reavaliamos a ponderação de alocação em cada um deles, assim como a seleção de novos gestores.
Nas reuniões realizadas com os participantes da Eletros, são apresentados os principais
gestores e a composição dos títulos que compõem
suas respectivas carteiras de
investimentos.
De fato, acreditamos que esse tipo de gestão é um diferencial da Eletros. Assim sendo,
acompanhe as apresentações de resultados no canal do Youtube, para mais
Confira a Política de Investimentos vigente, tanto para o Plano Administrativo quanto para
os Planos de Benefícios Previdenciários.
Eletros anuncia imóveis comerciais bem posicionados no mercado, no coração do Centro do Rio de Janeiro, em área estratégica, de grande fluxo e fácil acesso.
Mais flexibilidade para aplicar os recursos financeiros, de acordo com os perfis dos participantes.
Tenho baixa
tolerância aos
eventuais riscos
de mercado
financeiro
Tenho alguma
tolerância aos
eventuais riscos
de mercado
financeiro
Quero obter
rentabilidade
acima da renda
fixa, mas com
segurança
Estou disposto
a aceitar riscos
em troca de mais
rentabilidade no
longo prazo
Já entendo
sobre finanças
e tenho alta
tolerância aos
riscos de
mercado
Prefiro transferir
a gestão dos
investimentos aos
especialistas
da Eletros