Você já sabe qual é o seu perfil de investidor? Identificá-lo é imprescindível para a escolha das aplicações mais adequadas para a composição do seu portfólio financeiro.

Para isso, é necessário analisar fatores como a sua tolerância a riscos e a etapa de vida na qual você se encontra. Esses elementos serão os responsáveis por indicar a qual perfil você pertence. Para simplificar o processo, vale a pena responder algumas perguntas a si mesmo:

  1. Qual a sua tolerância a riscos? Você tem dificuldade em lidar com cenários de instabilidade?
  2. Em qual estágio você se encontra na sua vida profissional e pessoal?
  3. Qual é o seu nível de conhecimento sobre finanças? Está disposto a aumentá-lo?
  4. Quais são os seus objetivos para os próximos anos?

Ao levar em consideração as suas metas, personalidade, fase de vida e educação financeira, torna-se possível desenvolver estratégias mais conscientes quanto à aplicação dos seus recursos.

Quais são os perfis de investidor?

De acordo com a maioria das classificações do mercado e de instituições financeiras, existem três perfis principais de investidor:

Perfil Conservador

Esse tipo é caracterizado pela aversão ao risco, havendo prioridade para investimentos que ofereçam maior segurança e estabilidade. Assim, a carteira desse perfil é constituída majoritariamente por aplicações em renda fixa.

Perfil Moderado

Esse perfil apresenta maior tolerância a riscos em comparação ao anterior, em uma busca por mais rentabilidade. Assim, as aplicações são divididas entre renda fixa e variável, compondo um portfólio de investimentos mais diversificado.

Perfil Arrojado

O perfil arrojado prioriza a alta rentabilidade de seus investimentos, apresentando assim grande tolerância a riscos. A carteira é predominantemente formada por aplicações em renda variável.

 

Viu como as características do perfil do investidor influenciam diretamente a estrutura do seu portfólio? O alinhamento entre a sua personalidade e a sua carteira de investimentos é fundamental para evitar equívocos na estratégia financeira e decepções com os resultados a curto e longo prazo. Com o pleno conhecimento do seu perfil, você poderá fazer a análise e os ajustes necessários, certificando-se de que ele esteja de acordo com os seus objetivos.

 

 

Relacionados