Há vários fatores que causam preocupação entre os casais e, com certeza, um dos principais são as finanças. Recente pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que menos da metade dos casais conversam com frequência sobre dinheiro dentro de casa.

Mas como estabelecer um diálogo aberto sobre o assunto sem que ele interfira no relacionamento?

Se conversar sobre dinheiro de forma aberta e natural já é uma realidade em sua vida conjugal, parabéns, pois você está no rumo certo. Porém, se você deseja começar a trilhar um novo caminho nesse sentido, confira as dicas abaixo:

Falem sobre dinheiro sem exageros

É muito importante conversar sobre dinheiro, mas falar demais pode saturar a relação. Estabeleça um dia da semana ou do mês para tratar do tema, focando nos objetivos do casal.

Conheçam o perfil financeiro do casal

O primeiro passo para rever hábitos é entender a realidade financeira do casal, gastos e ganhos, para que seja possível identificar comportamentos nocivos para as finanças e que podem ser prevenidos no futuro.

Estabeleçam um planejamento

Para um equilibro financeiro, uma boa estratégia é colocar no papel as contas, ou em uma planilha online, para que ambos tenham uma real noção sobre a renda de cada um e, assim, estabelecer quem ficará responsável por cada despesa. Além disso, esse planejamento vai ser importante para terem completa ciência de quanto cada um pode gastar e quanto vão conseguir poupar no final do mês.

Mantenham a transparência

Mesmo que a responsabilidade em gerir o orçamento do casal seja de um dos parceiros, é fundamental que haja transparência na gestão e que ambos saibam sobre todas as decisões, assim, ficará mais fácil organizar o planejamento e segui-lo sem preocupações.

Sejam uma dupla

Para um futuro a dois, é essencial conciliar os objetivos individuais com os projetos e sonhos da dupla, deixando claro que as duas situações têm importância e devem fazer parte do planejamento do casal.

Relacionados