Chegar aos 60 já não é mais como há 30 anos. Se num passado nem tão distante um sexagenário já lidava com a ideia de estar próximo a morte, hoje essa pessoa provavelmente é saudável, disposta, sonha com planos pessoais e até mesmo segue ativa no mercado de trabalho.

Glória Maria, Roberto Carlos, Fernanda Montenegro e Cid Moreira, por exemplo, são personalidades que já passaram dos 70, e nenhum dos nomes citados se encaixa no arquétipo de “velhinho” ou “velhinha. Inclusive, é bem provável que seus parentes, ou você mesmo aí lendo esse texto, já tenham passado dos 60+ e estejam integrando o tal do “mercado prateado”.

Graças aos avanços científicos e tecnológicos, o tempo de vida esticou, e a turma de mais idade nunca trabalhou, consumiu ou viajou tanto. Para se ter ideia em números, no Brasil, 64% das pessoas acima de 60 anos continuam sendo provedoras financeiras ou afetivas de suas famílias, mesmo depois de aposentadas, isso significa um movimento de mais de 1 trilhão por ano.

No cenário mundial, segundo o Federal Reserve (sistema de bancos centrais dos Estados Unidos), as famílias norte-americanas acumularam cerca de US$ 112 trilhões de dólares em 2019 — cifra que reúne imóveis, ações e investimentos, ou seja, todo o patrimônio familiar. Desse valor, US$ 34 trilhões estavam nas mãos da Geração X e dos Millennials; os demais 70% desse montante (US$ 78 trilhões), estavam sob o comando dos nascidos até 1964.

É preciso despertar para a nova realidade, e, muitas empresas, atentas a essa transformação, como é o caso da Eletros, já estão prontas para “servir” a “geração prateada”. Se desejamos uma sociedade mais igualitária e justa precisamos transformar nossa visão em relação ao futuro e aos mais velhos, principalmente no que tange as finanças desse grupo.

 

Pesquisa Tsunami60+ traz vídeo que mostra o impacto do “mercado prateado”

O Tsunami60+ é um estudo que reúne informações sobre o mercado prateado internacional e as tendências de inovações do setor com pesquisa quantitativa e qualitativa sobre o brasileiro nessa faixa etária.

Entre outras diversas ações, como resultado da pesquisa TSUNAMI60+, foi divulgado um vídeo que demonstra a importância de enxergar e entender a chamada geração prateada, público que está revolucionando todos os setores da economia.

 

Confira o vídeo

 

Relacionados