A aposentadoria é um benefício que se constrói com base em uma rotina de investimentos ao longo da vida. Por isso, destinar uma parte do dinheiro que se ganha desde a juventude para aumentar as chances de garantir um futuro tranquilo é parte fundamental do planejamento financeiro. Embora esse seja um conceito  extremamente importante, o jovem brasileiro não planeja sua aposentadoria, segundo indicam as pesquisas.

Segundo estimativas do setor, mais de 60% da população com faixa etária entre 16 e 24 anos no Brasil não realiza qualquer tipo de contribuição previdenciária. Desde a crise de 2008 e 2009 e com o desequilíbrio da economia americana que afetou o mundo todo, os jovens vêm sofrendo com um mercado de trabalho cada vez mais acirrado e complexo. Além disso, uma cultura tipicamente jovem de consumo imediatista e a ansiedade por resultados de curto prazo prejudicam severamente um estilo de vida mais resignado, ou, no mínimo, prudente.

Porém, há alguns fatos sobre a aposentadoria que, caso os jovens soubessem, não fariam da arte de poupar um problema.

Não é preciso escolher entre pagar suas contas ou guardar para a aposentadoria
Equilíbrio: esse é o melhor caminho a seguir na hora de quitar as dívidas e planejar o futuro. Embora pagar o que se deve seja uma das prioridades financeiras de nossas vidas, uma coisa não anula a outra. É importante aproveitar caso a empresa em que se trabalha ofereça um fundo de pensão, contribuindo para obter mais lucros, além de evitar dívidas de cartão de crédito e contas habituais. Com as contas sob controle, poupar se torna uma opção muito mais viável – e não exclui a primeira opção!

O tempo é um aliado
Quanto mais cedo começamos a poupar, melhor o prognóstico financeiro futuro. O tempo passa rápido e, quando se poupa, o montante cresce junto. Iniciar a poupança aos 20 anos é o ideal, pois o valor poupado será ainda maior na idade de se aposentar, e menos esforço é necessário para isso. O ideal é guardar cerca de 10% do salário, aumentando gradualmente o valor guardado à medida que se fica mais velho e melhora os ganhos mensais. Planilhas e aplicativos podem ajudar a descobrir onde se está gastando mal e corrigir os excessos o quanto antes!

Automatizar o processo de poupar é uma solução útil
Pensar pode não ser a melhor solução. Embora pareça estranho, o ato de raciocinar sobre o que se deixa de aproveitar ou o que poderia ser feito com o valor guardado pode prejudicar uma escolha melhor. Por isso, optar por aplicações programadas em débito automático evita possíveis desistências e o contraditório senso de preservação econômica.

Não é preciso temer a bolsa de valores
O mercado de ações envolve riscos, mas agir com coragem moderada pode ser recompensador com o tempo. As mesmas perdas que fazem com que investidores percam os cabelos podem ser recuperadas quando se arrisca mais na juventude. Investir pouco no início é um bom caminho!

Relacionados