Poucas coisas são tão reconfortantes quanto a certeza de um futuro financeiro garantido pela previdência privada. Para quem pretende complementar o benefício oferecido pelo sistema público com uma renda extra, uma das melhores opções é fazer um plano de previdência complementar.

A vantagem desse tipo de aplicação é pagar menos impostos e acumular uma reserva maior para garantir um futuro tranquilo. No caso das previdências complementares fechadas, os benefícios são ainda maiores, em função da paridade por parte das patrocinadoras – que investem na mesma proporção que os participantes. Em momentos mais favoráveis, o participante ainda tem a opção de fazer aportes extraordinários e aumentar ainda mais a sua reserva.

Mas mesmo que você esteja se preparando para o futuro com um plano de previdência privada, outras opções de investimento no longo prazo também podem ser consideradas para incrementar ainda mais sua renda e assegurar uma aposentadoria tranquila.

De acordo com especialistas da EXAME, a previdência privada é um dos investimentos mais seguros, mas outras alterativas também se mostram muito eficientes. O Tesouro Direto, por exemplo, é também um investimento relativamente seguro que atende ao perfil dos investidores que têm menor aptidão ao risco. Em termos gerais, investir no Tesouro Direto é como emprestar dinheiro para o governo, considerando que o risco é baixíssimo, já que são pequenas as probabilidades de o governo deixar de honrar com os seus compromissos.

Entre os títulos disponíveis nesta modalidade está o Tesouro IPCA. Além de ser atrelado à inflação, ele ainda paga uma taxa de juros prefixada, de maneira que você vai investir já sabendo a rentabilidade mínima a ser recebida. Nesse caso, funciona mais ou menos como um título de renda fixa: no momento do aporte, você já sabe aproximadamente quanto seu investimento vai render.

A má notícia é que há custos (ainda que pequenos) para essa modalidade de investimento. Além de pagar uma taxa de custódia de 0,3% ao ano, o banco ou corretora ainda vão lhe cobrar uma taxa de corretagem de até 2%.

Vale lembrar que o aporte mínimo, para começar, é de apenas 30 reais. Ou seja, sem precisar investir somas vultuosas e correr grandes riscos, você pode aplicar no Tesouro Direto enquanto seu plano de previdência privada garante a segurança necessária para seus dias de aposentadoria.

 

Relacionados