As bases para uma relação saudável com as nossas finanças devem ser construídas ainda na infância. Um plano de educação financeira adequado ao universo infantil é capaz de promover uma melhor compreensão sobre o assunto e ajudar no desenvolvimento das habilidades necessárias para uma boa administração das finanças pessoais na fase adulta. Mas como podemos despertar o interesse dos nossos filhos por esse tema?

A incubadora da Universidade Federal do Pará (UFPA) encontrou um caminho: o Poupadin; um jogo especial para as crianças aprenderem a economizar e administrar seu próprio dinheiro de maneira lúdica e muito divertida.

Como funciona?

O Poupadin conta com uma interface simples e intuitiva, apropriada para crianças. O jogo prioriza a interatividade, apresentando técnicas para elaborar um orçamento pessoal e um planejamento financeiro de forma didática.

As dinâmicas do Poupadin envolvem questões relacionadas ao cotidiano infantil, com tarefas e minijogos que ensinam a importância de poupar dinheiro para atingir determinados objetivos e de manter o equilíbrio financeiro. O aplicativo está disponível para tablets com sistema Android ou Personal Computer (PC).

 O poder dos jogos

Jogos educativos, como o Poupadin, permitem que os pais iniciem um diálogo sobre finanças com seus filhos. Mas é importante pontuar que os exemplos que a criança vê ao longo de sua vida também são determinantes na construção do que serão no futuro. Em outras palavras, o que elas aprendem em aplicativos deve ser refletido na prática por seus pais.

A educação financeira deve ser, portanto, uma das prioridades de todos, mas estimulada principalmente ao longo do desenvolvimento infantil, para que a criança possa incorporar bons hábitos financeiros à sua personalidade e tenha uma atitude mais consciente sobre seu dinheiro. Com essas medidas as futuras gerações terão mais confiança e independência na administração das suas próprias finanças quando chegarem à fase adulta.

 

Relacionados