2019 já começou. O que você tem feito para melhorar sua vida financeira neste novo ano? Aproveite o mês para dar início ao seu planejamento e efetivamente agir para alcançar suas metas. Qual o seu objetivo para 2019? Confira algumas dicas que podem ser adotadas:

Controlar o uso do cartão de crédito

O cartão de crédito pode trazer muitos problemas financeiros caso não seja utilizado com um planejamento e objetivo claros. Por isso, avalie com sinceridade se você deve ter um e, em caso positivo, escolha aquele que atenda às suas necessidades e facilmente se encaixe no seu orçamento (ou seja, um cujo limite não ultrapasse 30% da sua receita mensal). Você pode conferir outras dicas para usar o cartão de crédito com mais prudência aqui.

Aumentar minha educação financeira

Como melhorar as escolhas financeiras e aperfeiçoar a carteira de investimentos? A resposta é simples: aumentando sua educação financeira. E, graças à internet, adquirir conhecimento está cada dia mais fácil. Já existem diversos cursos online e gratuitos sobre o tema. O que você está esperando? Basta um clique para começar a aprender mais sobre finanças.

Equilibrar o orçamento familiar

Que tal começar o ano com o pé direito revendo o orçamento doméstico? Ao analisar as despesas mensais, você tem clareza para melhor administrar sua renda, limitando o consumo de supérfluos e, assim, evitando compras desnecessárias. Janeiro é o momento certo para repensar gastos como pacotes de internet, telefone fixo, TV por assinatura e muitos outros.

Diminuir os gastos no supermercado

Você sabia que a alimentação é uma das categorias que mais afetam o orçamento doméstico? Esta tarefa pode parecer impossível, mas com algumas mudanças simples na hora de ir às compras, tais como levar uma lista e não ir ao mercado com fome, já é possível economizar consideravelmente. Relembre aqui outras maneiras de reduzir a conta do supermercado.

Economizar no Imposto de Renda

Aproveite o início do ano para se planejar financeiramente e aumentar o valor das contribuições feitas ao seu plano de previdência. Assim, além de investir no seu futuro, você economiza no imposto de renda: as contribuições ao longo do ano podem ser deduzidas na base de cálculo.

Relacionados