Para muitos brasileiros, os cartões de crédito podem ser -um importante recurso financeiro, especialmente pela praticidade que oferecem, por exemplo, em casos de emergência ou na possibilidade de aquisição imediata de um produto mais caro de modo parcelado. No entanto, quando usado sem planejamento, este mesmo “aliado” pode trazer inúmeras desvantagens, acarretando graves problemas financeiros.

Para te ajudar a usar o cartão do crédito com consciência – e evitar futuras dores de cabeça – listamos algumas recomendações. Confira!

Escolha o cartão de acordo com seu perfil

Há diversas opções de cartão de crédito disponíveis no mercado e a escolha de um deles deve estar de acordo com as suas necessidades e o seu orçamento. É importante pesquisar qual se adequa melhor com o que você deseja (isenção ou redução de taxas, programa de milhas, anuidade grátis, número de saques elevado…) e, então, escolher um de maneira consciente.

Organize os gastos

Para não cair nas ciladas do cartão, é preciso manter a organização financeira. Para ajuda-lo, faça uso de aplicativos, planilhas ou até mesmo um bloco de notas para fazer o controle dos seus gastos mensais.

Confira a fatura do cartão

Esse hábito simples pode fazer toda a diferença no fim do mês. A fatura do cartão tem informações muito importantes sobre as transações dos últimos 30 dias. Confira cada compra, pois pode haver cobranças indevidas, duplicadas ou até mesmo uma fraude. Não negligencie essa etapa para não gastar dinheiro desnecessariamente.

Fique atento às taxas

Muitas vezes as taxas referentes ao cartão de crédito são debitadas automaticamente, o que pode levar o consumidor a perder o controle dos reais valores pagos a cada mês. Portanto, informe-se sobre os encargos cobrados e, se possível, negocie os valores com a administradora. Essas atitudes podem representar uma grande economia.

Pague tudo, evite o mínimo

Ao extrapolar nos gastos com o cartão de crédito, muitas pessoas caem na tentação de pagar apenas o valor mínimo da fatura, mas esta pode ser uma grande cilada, uma vez que os juros decorrentes do financiamento da conta são altíssimos. Sendo assim, se tiver dificuldades para pagar o valor total da fatura – o que deve ser evitado ao máximo -, busque a administradora para encontrar a melhor solução; se optar pelo parcelamento da dívida, fique atento aos encargos.

Mantenha o controle

Não deixe que o impulso ou o entusiasmo que o cartão proporciona baguncem as suas finanças. Controle os gastos com o cartão de crédito, não descuide do seu limite mensal e reflita sobre a verdadeira necessidade da compra e se é melhor fazê-la à vista ou parcelada. Considere todos esses fatores para não comprometer as finanças e gerar o temido endividamento.

 

 

Relacionados