A procura por planos de previdência privada continua crescendo entre os brasileiros. Em janeiro, os dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) registraram uma alta de 24,3% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Esses planos trazem a chance de um futuro sem incertezas: investimentos programados que dão retorno a longo prazo. Além disso, quem usufrui do plano de previdência complementar, especialmente no caso da categoria fechado, garante benefícios como taxas de administração mais vantajosas e a garantia de que toda a rentabilidade da aplicação irá para a conta do participante.

Com investimentos iniciais de R$25 e R$50 reais por mês, a previdência privada tem chamado atenção de pais e responsáveis que pensam desde cedo em começar a aplicar dinheiro para os menores. Segundo a FenaPrevi, de 2013 para 2014 o aumento de planos de previdência para crianças foi de 12,17%.

Além de garantir uma aposentadoria segura e tranquila, o investimento na previdência também é um grande apoio em outras etapas da vida, seja no financiamento da faculdade, nos primeiros direcionamentos da carreira ou na compra de um imóvel.

Normalmente quem opta por essas aplicações é porque prefere um investimento seguro, de baixo risco que ensine a criança desde cedo a importância de poupar e de administrar bem a receita. No entanto, é preciso ficar de olho nas taxas e nas vantagens oferecidas.

Antes de contratar um plano:

  • Faça simulações
  • Cheque os rendimentos previstos
  • Se informe dos detalhes

A vantagem fiscal e a regularidade de contribuição mensal cria um costume de economia saudável ao ser repassado para a criança de acordo com seu crescimento e entendimento. Através desse contato feito com antecedência, a criança tem maiores chances de conscientização financeira, entendendo melhor no futuro sobre sua renda e podendo evitar o acúmulo de dívidas.

Relacionados