O planejamento financeiro é fundamental para a estabilidade das finanças, sobretudo quando esse é o orçamento de toda a família. No entanto, evitar impulsos e manter tudo em ordem pode não ser tão simples para algumas pessoas.

Confira algumas dicas importantes para elaborar um bom planejamento e evitar erros que podem comprometer o seu orçamento:

– Anote todos os gastos familiares

O primeiro passo para que o planejamento funcione é entender a verdadeira situação do orçamento familiar. Apenas assim é possível traçar metas possíveis e notar os impactos de determinados gastos nas finanças. Busque ferramentas que ajudem nesta hora, como aplicativos, planilhas ou até mesmo um caderno de anotações. O fundamental é não deixar passar nenhum gasto, mesmo os menores.

– Determine orçamentos específicos

É muito importante estabelecer um orçamento para os gastos mensais fixos da família, como conta de luz, água, gás, aluguel e escola dos filhos. Com esse diagnóstico, você conseguirá ver quanto gasta todos os meses e quanto resta para as demais despesas. A partir daí, poderá definir uma quantia para fazer uma reserva de emergência, gastar com lazer e bens de consumo e até mesmo para investir.

– Pratique o consumo consciente

Para que o planejamento financeiro dê certo é preciso equilíbrio e responsabilidade. Por isso, as compras feitas por impulso devem ser evitadas ao máximo. Programe-se com antecedência e, quando desejar comprar um item, tente sempre negociar bons descontos. Comprar à vista também pode ser uma boa alternativa para evitar juros e diversas parcelas.

– Crie um fundo emergencial

Mesmo que seu planejamento esteja indo bem e todos da família sigam o que foi determinado, imprevistos acontecem e causam impactos expressivos no orçamento. Para evitar maiores consequências, o recomendável é ter uma reserva de emergência destinada às situações inesperadas que possam acontecer. Mas atenção, emergências são situações inesperadas e de grande impacto, tais como uma doença, um carro batido ou mesmo a perda de um emprego. Jamais utilize a sua reserva para aproveitar uma liquidação. A disciplina é fundamental para que as contas estejam em equilíbrio.

 

Relacionados