Você já parou para pensar que as suas decisões diárias de consumo podem estar impactando diretamente as suas perspectivas financeiras a longo prazo?

Quando se trata de finanças pessoais, entender a diferença entre ser um consumidor consciente e um investidor estratégico é fundamental para alcançar os objetivos financeiros.

Embora exista uma distinção clara entre consumo e investimento, o perfil de consumidor de uma pessoa pode influenciar o seu perfil de investidor. Por exemplo: alguém que tem um histórico de gastos excessivos e não planejados pode ter dificuldade em economizar e investir.

Este post aborda os vieses comportamentais do consumidor para que, ao identificar os gatilhos, seja possível contorná-los e tomar decisões mais assertivas, ampliando as possibilidades para investir.

 

Perfil de consumidor: satisfazendo necessidades e desejos

Você já se perguntou por que, às vezes, faz escolhas que não são as mais racionais ou vantajosas? Olha, não é à toa que isso acontece e, acredite, você não está sozinho nessa jornada…

O perfil de consumidor refere-se ao comportamento de gastos de uma pessoa, as suas preferências de compra, necessidades e desejos. Embora seja possível agrupar os consumidores por características semelhantes quanto ao comportamento no momento da compra, vamos falar sobre os vieses comportamentais presentes em todos os grupos.

Afinal de contas, um consumidor consciente, no sentido de tomar ciência do seu comportamento na hora da decisão de aquisição de um bem ou serviço, tem mais chances de ser assertivo em suas escolhas.

A economia comportamental mostra que as pessoas nem sempre agem de forma racional e que, muitas vezes, são influenciadas por atalhos mentais que simplificam e aceleram a percepção das informações, mas que também podem levar a erros e irracionalidade.

A série CVM Comportamental a  Comissão de Valores Mobiliários (CVM) apresentam definições, exemplos e recomendações para evitar ou mitigar alguns dos lados mais comuns que afetam os consumidores.

 

Os Vieses do Consumidor

  • O “efeito adesão”, que é a propensão de fazer ou acreditar em algo porque muitas pessoas fazem ou acreditam. Consciente desse comportamento, evite comprar de maneira impulsiva; analise, pesquise e, principalmente, pense se a solução que todo mundo está tendo é ideal à sua necessidade, ao seu contexto.
  • O “efeito halo”, que é a disposição de julgar uma pessoa, produto ou marca com base em uma característica ou impressão positiva. Uma ótima estratégia para contornar esse caráter cognitivo é ler os comentários dos clientes e buscar a reputação em sites como o Reclame Aqui.
  • A “ilusão de controle”, que é a tendência de superestimar a capacidade de influenciar os eventos futuros, mesmo quando não há controle sobre eles. Do ponto de vista do consumo, motiva a pessoa a ignorar as precauções usuais, como pesquisar sobre a empresa e o produto, comparar preços, negociar descontos, exigir garantias e fazer seguros, entre outras ações. Nesse caso, a dica é ouvir e ponderar opiniões de especialistas e, principalmente, avaliações contrárias.

Esses são alguns dos pontos apresentados no artigo da CVM Comportamental. Para conhecer todos e aprofundar o seu conhecimento, acesse os três volumes da série.

 

Perfil de investidor: construindo riqueza a longo prazo

Assim como no momento de decisão da compra, os vieses comportamentais também estão presentes na hora de investir. Já falamos sobre isso aqui no blog, na matéria Finanças comportamentais: vieses que influenciam as escolhas.

O perfil de investidor refere-se ao comportamento de alocação de recursos financeiros com o objetivo de obter retornos financeiros no longo prazo. Mostra como alguém investe o seu dinheiro em ativos financeiros, como ações, títulos, imóveis, fundos mútuos, entre outros.

As decisões de investimento são influenciadas por objetivos financeiros a longo prazo, tolerância ao risco, conhecimento financeiro e estratégias.

Para abordagem do perfil de investidor, vale a pena nós o separarmos em grupos que são comportamentos relevantes na hora de decidir qual é a carteira de investimentos ideal para você:

  1. Superconservador: tenho baixa tolerância aos eventuais riscos de mercado financeiro.
  2. Conservador: quero obter rentabilidade acima da renda fixa, mas com segurança.
  3. Moderado: estou disposto a aceitar riscos em troca de mais rentabilidade no longo prazo.
  4. Agressivo: já entendo sobre finanças e tenho alta tolerância aos riscos de mercado.

 

Os perfis de consumidor e de investidor estão relacionados sob o ponto de vista dos vieses comportamentais e têm impacto nas finanças pessoais de uma pessoa, mas com objetivos e abordagens diferentes.

Entender a diferença entre os perfis, tomando consciência das limitações de decisão perante o aspecto emocional, é o primeiro passo para ter decisões financeiras mais conscientes e estratégicas. Com planejamento e disciplina, você pode equilibrar esses dois aspectos de sua vida financeira e alcançar o sucesso financeiro a longo prazo.

No entanto, é importante notar que ser um consumidor responsável e/ou um investidor bem-sucedido são habilidades distintas, e uma pessoa pode aprender a equilibrar as suas decisões de consumo e investimento com educação financeira e planejamento adequado. Um bom planejamento financeiro envolve o estabelecimento de metas financeiras claras, a criação de orçamentos e a alocação adequada de recursos para ambas as áreas: consumo e investimento.

Os planos de previdência da Eletros contam com diferentes perfis de investimentos. É flexibilidade para que cada cliente possa investir de acordo com o seu perfil. Acesse a página com conteúdo informativo e exclusivo sobre os perfis de investimentos dos planos.

E se gostou deste artigo, aproveite para conferir outros posts do Blog da Eletros. Afinal, nós queremos te ajudar a conquistar a sua liberdade financeira! Assim, você pode realizar muito mais, em todas as etapas da vida!

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