Em decisão histórica, Vaticano autoriza bênção para casais do mesmo sexo

21/12/2023

Proposta também inclui quilombolas em reserva de vagas e prevê políticas de inclusão na pós-graduação. Já aprovado pela Câmara, projeto segue para sanção presidencial

Por g1 (18/12/2023 – 11h06)

Em uma decisão histórica, o Vaticano afirmou nesta segunda-feira (18) que passará a permitir que padres concedam bênçãos a casais do mesmo sexo.

A decisão, que vai de encontro à doutrina da Igreja Católica de condenar a união homossexual, está em um documento autorizado pelo papa Francisco divulgado nesta segunda.

Pela medida, padres católicos romanos podem, a partir de agora, administrar bênçãos a casais do mesmo sexo, se quiserem. Os padres também poderão se recusar a fazer o ritual, mas estão proibidos de impedir “a entrada (em igrejas) de pessoas em qualquer situação em que possam procurar a ajuda de Deus através de uma simples bênção”.

A bênção também não pode ter qualquer semelhança com uma cerimônia de casamento nem acontecer durante liturgias regulares da Igreja.

O documento que divulga a nova decisão afirma que a Igreja Católica continua a considerar a união entre casais do mesmo sexo um ato “irregular” e que a doutrina não mudou, mas afirmou também que a autorização de bênçãos é um “sinal de que Deus acolhe a todos”.

Em outubro, em um discurso, o papa Francisco já havia indicado que a igreja pudesse passar a permitir a bênção a casais homossexuais em um futuro próximo.

“Não podemos ser juízes que apenas proíbem”, disse, à época, o pontífice.

Em agosto, ele disse que mulheres trans são “filhas de Deus” e que a igreja não pode tratá-las de forma diferente. Em janeiro, Francisco criticou países que criminalizam homossexuais e disse que “a homossexualidade não é crime”.

Apesar dos avanços, no entanto, coletivos de homossexuais católicos cobram o pontífice por mais mudanças há mais de uma década.

Fonte: g1.globo.com

Artigos relacionados

Lista de 100 atletas mais bem pagos do mundo não tem mulheres

Jogador de futebol português Cristiano Ronaldo lidera ranking de 2024; tenista norte-americana Coco Gauff teria de superar ganhos de 25 homens para estar no......

Ver mais

Sebrae investe em estratégia nacional de diversidade e inclusão no empreendedorismo

Iniciativa inclui novos programas e uma política inédita para impulsionar grupos sub-representados no mercado brasileiro Programa PLURAL, do Sebrae, impulsiona o empreendedorismo feminino, o......

Ver mais

Grammy 2025 vai na contramão dos ataques à diversidade e celebra inclusão

Embora os esforços de diversidade, equidade e inclusão estejam sob ataque nos Estados Unidos, o Grammy Awards não foi avisado. Houve uma celebração vocal......

Ver mais

Diversidade, Equidade e Inclusão: o Segredo para Times Mais Inteligentes

Magalu, Google, Coca-Cola e mais; Confira oito exemplos de grandes empresas que estão se reinventando a partir do conceito de DE&I Canva Images Não......

Ver mais