Crítica de Encanto, veja, sem spoilers, como o mais novo filme da Disney se destaca dentro da representatividade e, principalmente, na importância familiar.
Pela primeira vez na história da Disney, podemos enxergar uma história que não fora explorada em nenhum momento ao longo desses 60 anos. Quase todos os enredos sempre giraram em torno de um matrimônio histórico como resposta, uma simples tomada de tempo. No entanto, com o lançamento de Encanto, percebemos que a Disney entrou em um terreno diferente e se aproveitou de características surreais ao tentar captar e fazer uma carta de amor ao povo latino.
Lançado em 25 de novembro, Encanto marca o sexagésimo filme da Walt Disney e, assim, torna-se uma escolha ousada e muito bem destacada sobre a representatividade do povo da Colômbia e a importância familiar que se faz presente ao longo dos minutos. Embora, nem tudo, simplesmente, seja como parece ser; e é essa grande questão que faz Encanto desenvolver a sua própria história.
A família Madrigal é o principal foco no filme, de início, junto a suas melodias que fazem a experiência ser ainda mais cativante, enxergamos que, de alguma forma, eles parecem ser perfeitos, felizes e unidos. Embora, durante o desenvolvimento da produção, observamos que Encanto foi uma ótima oportunidade para introduzir novos personagens realistas a animações, e assistimos de perto como todas as famílias são complicadas e carregam consigo diversas falhas.
O dinamismo familiar do longa frisa suas imperfeições junto a uma mensagem importante, destacando que os defeitos nos tornam humanos e, principalmente, reais. Os integrantes da casa mágica são taxados para viverem uma versão esperada com intuito de poderem salvar a magia de todos os males, no entanto, esquecem de viverem suas próprias versões.
Chegando a interpretar a realidade nessa nova ficção, Encanto entrega ao espectador a verdadeira emoção do que é sentir a representatividade de ser “diferente” dos outros de uma maneira positiva. O ponto focal do filme é a forma como a trama se desenrola ao enxergar os mesmos evoluírem. Durante boa parte da obra, observamos papéis já pré-determinados a cada uma deles, uma tarefa que é parte de uma rotina diária dada pela Abuela. Assim sendo, vemos que a procura pela perfeição acaba se tornando o primeiro ponto a se pensar pelos integrantes da família Madrigal.
Vivendo de tabus e a busca por ser o melhor de si, Encanto demonstra que nem todos são aquilo que esperam que sejam. Nem todos aqueles que são fortes fisicamente, também são fortes emocionalmente, e aqueles que exalam perfeição, talvez, nunca tenham aproveitado a “imperfeição” ou a “diferença” que as coisas podem oferecer.
Com personagens riquíssimos em personalidades debaixo de todos os panos da “perfeição”, captamos a essência de cada um deles para desvendar os mistérios que serão explorados durante o desenvolvimento do filme. Seja pelo medo, pela negação e até mesmo pela exclusão, entendemos as situações que os personagens foram colocados. Sendo assim, a narrativa central gira em torno da protagonista, Mirabel, para fazer uma ponte entre os desastres e erros até a compreensão e a forma de resolvê-los com a comunicação.
Com uma história bonita de ser vista, Encanto se destaca ao oferecer como mensagem que ninguém merece ser o que não é. Uma lição que conecta o enredo com os inúmeros cenários coloridos e músicas que servem para exibir verdades e a percepção dos erros que estão escancarados em nossa frente. Ressoando cenas duras de serem vistas, Encanto é apenas uma história familiar que mostra o que diversas famílias presenciam: a falta de compreensão e comunicação.
O principal dilema do filme pertence às expectativas que são impostas e a forma que, não importa o quanto as pessoas tentem, erros são fundamentais para crescer. Dessa forma, Encanto é uma carta aberta ao público de todas as idades, seja para entreter as crianças com suas cores marcantes e a variação musical, até para aqueles que sentem a dor e a reflexão distribuída durante os minutos e guardam a mensagem do filme no coração.
Por Eduarda Santos
Magalu, Google, Coca-Cola e mais; Confira oito exemplos de grandes empresas que estão se reinventando a partir do conceito de DE&I Canva Images Não......
Ver maisAlém das cotas, empresas adotam a diversidade como estratégia de sustentabilidade e trazem resultados positivos para empresas e para a sociedade Foto: banco de......
Ver maisO Observatório de Direitos Políticos Fundamentais da Mulher terá natureza consultiva e deverá compilar dados processuais sobre fraude à cota de gênero Vitória Queiroz......
Ver maisRegulamentação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28); alistamento vai ocorrer de janeiro a junho do ano em que a mulher......
Ver mais