Fundação promove palestra sobre Educação Financeira, uma iniciativa do Programa CULTIVAR que contou com a presença de participantes, assistidos e empregados da Entidade

De acordo com Peter Drucker, considerado o pai da administração, “A melhor maneira de prever o futuro é construindo-o”: foi assim que Gustavo Cerbasi, especialista financeiro e uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2009, de acordo com a revista Época, deu início à apresentação “Escolhas Inteligentes para seu Bolso e sua Vida”, promovida pela ELETROS, em 15/07, na Associação dos Empregados da Eletrobras – AEEL.

Esta foi mais uma iniciativa do Programa CULTIVAR, oferecida a todos os participantes, assistidos e empregados da Fundação, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre planejamento familiar, economia doméstica, entre outros temas relacionados a finanças.

Logo no início do evento, Cerbasi revelou sua preocupação com a qualidade de vida do brasileiro tanto no presente, mas especialmente no futuro, pela falta de planejamento financeiro e pela ausência de poupanças que assegurem uma vida tranquila e financeiramente estável.

Durante toda a palestra, o autor de best sellers como Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, Os Segredos dos Casais Inteligentes e Dez Bons Conselhos de meu Pai interagiu com a plateia, sempre com bom humor, realizando perguntas ao público e fazendo uso de exemplos cotidianos. Uma de suas principais preocupações foi demonstrar a importância de um planejamento financeiro flexível e de poupar, especialmente, diante dos imprevistos. Para o autor, enriquecer não é impossível, e a fórmula é simples: “gaste menos do que ganha e invista bem a diferença”. Ele também aconselhou sobre como lidar com custos inesperados e ensinou alguns segredos sobre priorização na hora de gastar.

Uma dica importante, de acordo com Cerbasi, é a redução do custo básico – pensar em gastar menos com o aluguel, ou financiamento do carro, por exemplo, manter as chamadas recompensas, como jantar fora, cafezinho na rua, manicure, entre outras, que agem como estimulantes diários para seguir com o projeto de poupança e investimento no final do mês, visando o médio/longo prazo.

Outro ponto discutido na palestra foi a questão da vantagem do aluguel sobre a casa própria. De acordo com Cerbasi, em muitos casos, o financiamento para a compra da casa própria é longo e inviabiliza, frequentemente, o investimento em poupança, sendo mais aconselhável, em certos momentos, a opção pelo aluguel – se o investimento permitir uma reserva.

Em seu encerramento, Cerbasi disse que enriquecer não é algo que se faz sozinho e que há coisas mais importantes: “dê atenção à sua família e aos amigos. Persiga seus sonhos, e o dinheiro virá atrás”. Ao final, o palestrante reservou um espaço especial para que a plateia tirasse dúvidas sobre planejamento financeiro, sorteando, na sequência, dez livros de sua autoria, com direito à dedicatória.

Em breve disponibilizaremos o conteúdo completo da palestra utilizado por Cerbasi em sua apresentação. Fique atento também à nossa página no Facebook: durante os próximos dias, lançaremos uma campanha contendo diversas dicas sobre finanças, baseadas em recomendações do Cerbasi.

Clique aqui e veja as fotos da cobertura do evento.

Relacionados