Pesquisa afirma que, em 2050, o Brasil terá mais de 66 milhões de idosos – hoje, são pouco mais de 21. Entenda o impacto dessa projeção nos planos de previdência.

O envelhecimento de uma população costuma ser visto como um sinal de prosperidade. O aumento da expectativa de vida de um País é o reflexo de avanços sociais de um povo saudável, com baixa mortalidade (incluindo a infantil) e planejamento familiar. O Brasil tem cada vez mais idosos e a projeção indica que esse número vai aumentar cada vez mais.

Segundo dados do IBGE, de cada 100 brasileiros, 10 estão na terceira idade. Em 2050, este número aumentará para 29, um crescimento de 208,3% – 20 vezes maior que a população em geral, cujo aumento será em torno de 10,6%. Esse fenômeno se deve ao aumento da expectativa de vida e da diminuição dos índices de natalidade. A ONU calcula um marco para o ano de 2047: o número de pessoas com mais de 60 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15.

Que desafios essa mudança no perfil populacional pode acarretar? Uma delas é a questão da aposentadoria. Atualmente, na Previdência Social, quem está no mercado de trabalho contribui para o pagamento dos aposentados. A tendência, porém, é que no futuro haja mais idosos para receber e menos gente para contribuir.

A aposentadoria por tempo de contribuição também agrava este cenário, já que é possível aposentar-se proporcionalmente mais cedo. Esse desequilíbrio entre contribuintes e pensionistas torna a previdência social insustentável, tornando o cenário para os aposentados nos próximos anos incerto e preocupante.

Quem opta por aderir a fundos de pensão, porém, tem a garantia de que a sua aposentadoria estará acima do teto estabelecido pelo INSS, atualmente de R$ 4.390,00. O futuro reserva um aumento considerável na busca por previdências privadas. Uma vida mais longa implica em mais tempo para aproveitar os recursos acumulados. Por isso, é importante planejar e se preparar o quanto antes para garantir uma aposentadoria tranquila.

Fonte:
Envelhecimento da população expõe mazela da previdência – 27/04/2014
Um mundo mais velho traz mais chances para países e empresas – 13/11/2013

Relacionados