Desempenho dos investimentos em 2023

07/02/2024

No ano passado, 2023, os mercados financeiros ao redor do mundo estiveram bastante agitados, com muitas mudanças e incertezas econômicas. Mas, o Brasil se saiu muito bem, terminando o ano com um resultado melhor do que se esperava. Mesmo com muitos desafios econômicos, com problemas que afetam todo o país, a bolsa de valores brasileira fechou o ano em alta, atingindo um recorde em número de pontos.

Globalmente, o cenário foi mais positivo do que se imaginava no início do ano. A economia mundial se mostrou resistente, o que é uma boa notícia, e os preços dos produtos não aumentaram muito, embora o crescimento econômico esteja um pouco mais lento. O banco central dos Estados Unidos tomou decisões que ajudaram a manter a inflação estável e a evitar problemas maiores na economia americana e mundial.

No Brasil, as boas notícias lá de fora ajudaram bastante, mas também tivemos algumas ocorrências favoráveis acontecendo dentro do país. Isso inclui informações positivas sobre a economia, o que fez com que os juros começassem a cair. Além disso, algumas incertezas que estávamos enfrentando com as despesas do governo também parecem ter menos peso neste momento, o que é um alívio para todos.

Então, mesmo com muitos desafios no mercado externo e interno, a Eletros conseguiu dar excelentes resultados! Todos os planos administrados pela Fundação superaram as expectativas de retorno, o que mostra que estamos no caminho certo, contribuindo para a formação de poupança estável e de longo prazo para os nossos participantes.

Quanto ao ano de 2024, temos uma visão positiva para as economias globais, com algumas oportunidades positiva para os nossos investimentos. Entretanto, ainda precisamos ficar alertas, especialmente com a China, que é um país muito importante para a economia mundial e que pode estar enfrentando alguns desafios de crescimento econômico.

Aqui no Brasil, as circunstâncias também parecem boas no momento, com a esperança de que a inflação não vai aumentar muito no ano. Isso significa que podemos esperar mais boas notícias sobre juros, o que é bom para quem está pensando em investimentos com maior expectativa de retorno.

No entanto, ainda temos algumas questões para resolver, como as finanças do governo, que precisam ser melhoradas para evitar desequilíbrios nas contas no futuro e, ainda, a preocupação com interferência política em empresas importantes que têm ações na bolsa de valores.