Aposentados e pensionistas da Eletros devem atualizar os dados pessoais dos seus dependentes de imposto de renda até o dia 28/02/2023
29/12/2022
A partir de março de 2023, por uma determinação da Receita Federal que alterou a forma de recebimento das informações de Imposto de Renda encaminhadas pela Eletros, a Fundação precisará obter informações mais completas sobre os dependentes de Imposto de Renda dos seus aposentados e pensionistas para que não haja divergências de informações ao fisco.
Entenda a mudança
A Instrução Normativa RFB nº 2043, de 12/08/2021, alterada pelas Instruções Normativas nº 2080, 06/05/2022, e nº 2096, de 18/06/2022, alteraram a forma como os dados de imposto de renda retido na fonte de pessoa física, a base de cálculo desse imposto e as deduções legais devem ser informadas à Receita Federal.
Nessa mudança, a Receita Federal aumentou o nível das informações referentes à dedução por dependente, anteriormente era informado somente a quantidade de dependentes. A partir de março de 2023, a Eletros precisará da identificação dos dados pessoais dos dependentes de imposto de renda de todos os seus aposentados e pensionistas.
Você tem até o dia 28 de fevereiro de 2023 para realizar a atualização.
A falta de atualização dos dados pessoais dos seus dependentes de Imposto de Renda dentro do prazo estipulado, ocasionará alteração no cálculo do imposto de renda e, consequentemente, no valor do seu benefício líquido, considerando que não será possível aplicar a dedução de dependente no cálculo do imposto.
A seguir, os dados pessoais que devem ser atualizados:
- CPF
- Nome completo
- Data de nascimento
- Grau de parentesco
A atualização é direto pelo Portal do Participante. Clique aqui para acessar o Portal e fazer a atualização dos dados.
Em caso de dúvidas, assista ao vídeo tutorial e veja como fazer!