Antirracismo foi tema de grupo de estudos com empregados da Eletros

26/08/2021

O Comitê Interno de Equidade e Diversidade promoveu uma ação inédita entre empregados da Eletros, que, voluntariamente, se inscreveram para participar do grupo de estudos sobre o combate ao racismo.

Entre os meses de junho e agosto de 2021, o livro “Pequeno Manual Antirracista”, escrito pela filósofa e ativista Djamila Ribeiro, foi a inspiração para os debates e aprendizados sobre a atualidade do tema, incluindo: negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos.
Para a conclusão dos trabalhos, o grupo também assistiu à palestra sobre inclusão e justiça social “Precisamos romper com os silêncios”, que trata de questões como o direito à voz em uma sociedade que se silencia frente às desigualdades.

Por sinal, este vídeo ficará disponível na plataforma de treinamento Eletros Transformar, dedicada aos empregados da entidade, a fim de contribuir na disseminação da cultura antirracista.

Para Elaine Oliveira, coordenadora do Comitê, essa vivência dá luz ao real objetivo da Eletros de viabilizar as boas práticas em prol do respeito às etnias. “A partir das reflexões e da troca de experiências, percebemos o quanto nosso grupo amadureceu e repensou atitudes que muitas vezes não são percebidas como racistas”.

Em paralelo, as experiências vivenciadas pelas pessoas negras, ao longo da vida, também foram lições valiosas para o grupo. Welson Gomes, negro e pai de 4 filhas, compartilhou que tem sentido mudanças positivas na sociedade em relação ao antirracismo. “Minhas filhas sentem orgulho de serem negras, estão mais empoderadas e fugindo dos padrões impostos pela cultura branca, passando a adotar os cabelos naturais, por exemplo”, completa.

Já para Wanessa Paradas, a jornada de aprendizado trouxe um grande impacto no seu jeito de compreender o racismo. “Sempre me considerei antirracista, mas depois das abordagens promovidas pelo Comitê, percebi que isso não basta, porque é um assunto que exige nosso engajamento na disseminação e no combate”.

E, se você também ficou interessado no tema, assista ao vídeo da palestra de Djamila Ribeiro ou ainda adquira o livro dela nas livrarias. Depois, fique à vontade para compartilhar com a gente os seus aprendizados.

Livro: Pequeno Manul Antirracista | Autora: Djamila Ribeiro | Editora Companhia das Letras.

Para saber mais sobre o Programa de Equidade e Diversidade da Eletros: https://eletros.com.br/programas/