Nas plataformas digitais disponibilizadas, o processo de realizar pagamentos, compras ou organizar gastos se torna simples e direto. Hoje em dia, as fintechs são empresas que já cumprem as principais funções bancárias e oferecem opções atraentes para quem deseja usufruir de seus benefícios: taxas menores, rapidez nos processos e, até mesmo, a possibilidade de facilitar alguns pagamentos mesmo sem possuir uma conta bancária. O comportamento dessas startups (empresas criadas há pouco tempo, que buscam explorar atividades inovadoras no mercado) tem desafiado bancos e feito com que muitas pessoas consigam de forma mais prática, mais transparente e mais barata um serviço personalizado de importantes processos financeiros. De acordo com o Goldman Sachs, 20% do mercado bancário pode ser abocanhado pelas fintechs.

Um fenômeno que traz menos burocracias e mais agilidade em serviços financeiros tem feito os tradicionais bancos ficarem alertas. Usando tecnologia e ideias inovadoras, as fintechs podem ser definidas como startups que buscam uma melhor experiência do usuário e, aos poucos, estão mudando a maneira como as pessoas pensam e administram serviços financeiros.

Um ranking da KPMG com as 100 principais fintechs do mundo em 2016 mostrou o Nubank em 16º lugar. A startup brasileira, fundada em 2013 é a que possui maior expressão no país atualmente, sendo um símbolo no setor de pagamentos por oferecer a combinação entre eficiência e menor preço. O cartão de crédito oferecido pela empresa é administrado por um aplicativo, no qual o usuário pode fazer o acompanhamento de transações. Além de não ser necessário frequentar uma agência bancária para resolver problemas e tirar dúvidas, já que esse contato é feito através da internet, o cartão é isento de anuidade e as taxas cobradas são mais baixas. Nesse caso, a facilidade das operações recruta os mais antenados e o contato digital passa a ser cada vez mais apreciado. Logo, com um cenário mais tecnológico e econômico, observa-se um ambiente propício a mudanças.

O planejamento financeiro ganha novos aliados com esse fenômeno global e se desdobra em opções mais interessantes e inteligentes para lidar com os custos pessoais de cada um. Abaixo, é possível conferir uma pequena lista dos benefícios de utilizar produtos derivados de fintechs em pagamentos, empréstimos, investimentos, bancos online ou outros serviços:

  • Pagamentos e compras: Cartão de crédito e administração bancária online (via aplicativo). O aumento da concorrência melhora o serviço para o cliente e faz com que esses produtos novos cheguem com propostas trabalhadas em bons benefícios.
  • Recebimentos: Permite cadastrar cartão de crédito em aplicativos e sites, como uma forma de carteira online. De maneira segura e sem taxas, pagamentos online podem ser feitos de formas facilitadas. PayPal e PagSeguro são exemplos dessas plataformas.
  • Investimentos e contabilidade: A Biva e a Vérios são alguns dos sites que oferecem métodos de investimentos e são eficientes para quem quer fazer algo por conta própria. O Contabilizei é uma opção que permite que processos contábeis sejam organizados de maneiras simples para uma empresa.
  • Crédito e empréstimo: Famosa por campanhas criativas, o Catarse permite que pessoas físicas e empresas busquem financiamento. Assim, é possível um serviço de crédito via internet chegue a uma grande quantidade de pessoas. Quanto ao empréstimo, a Biva também pode ser uma alternativa para essa questão, pois oferece uma alternativa aos empréstimos bancários através de plataforma online que reduz burocracias.

Relacionados