Organizar suas finanças ajuda você a alcançar metas mais rapidamente e realizar grandes projetos de vida.

Qual é o seu grande sonho? Um intercâmbio no exterior, uma casa na praia, um carro esportivo ou uma aposentadoria tranquila?   Todos nós temos grandes sonhos, são eles que nos mantêm motivados em meio às muitas obrigações do dia a dia para buscar uma vida melhor. Mas sonhos sem um bom planejamento financeiro nunca deixa de ser um sonho. É preciso ter um bom plano para realizá-los e técnica para que eles aconteçam em intensidade crescente ao longo da vida.

São muitos os fatores que interferem na capacidade de administrar as finanças pessoais e familiares, e de lidar, ao mesmo tempo, com objetivos de longo prazo. Planejar o orçamento doméstico, embora reconhecido como importante, não é um hábito frequente para indivíduos e famílias no Brasil, de acordo com o Banco Central do Brasil. Pensando nisso, a Eletros trabalha para conscientizar as pessoas sobre a importância de se planejar financeiramente para que os sonhos futuros se tornem realidade.

Para despertar essa consciência financeira, a Fundação promoveu no último mês, uma ação em comemoração aos 50 anos de história da Eletros, o concurso cultural “O FUTURO NA VISÃO DAS CRIANÇAS”, para incentivar os filhos dos participantes e assistidos a pensarem sobre o futuro, quais caminhos precisam trilhar e como imaginam suas vidas até lá. O resultado foi dezenas de desenhos, vídeos e textos, divertidos e cheios de criatividade, e, é claro, premiações para os vencedores.

Como ter organização financeira

É primordial estabelecer metas, sejam elas pessoais ou profissionais. Por isso, crie uma lista de objetivos e prioridades a serem alcançados ao longo da sua vida. Em seguida, determine as metas de curto prazo, como a compra de um item de valor médio ou até um investimento com retorno mais rápido. Com isso, você se condiciona a investir sempre mais a cada mês.

O segundo passo é pensar nos planos de longo prazo, como uma aposentadoria ou uma renda mensal por um período pré-determinado, por exemplo.

A cada meta batida, se desafie com objetivos maiores. Isso fará você priorizar seus ganhos com investimentos realmente rentáveis e evitar gastos desnecessários.

Organize suas finanças

Segundo a OCDE (2005), Educação Financeira pode ser definida como:

O processo mediante o qual os indivíduos e a sociedade melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros […] e, então, poderem fazer escolhas bem informadas, saber onde procurar ajuda e adotar outras ações que melhorem o seu bem-estar.

Em outras palavras: a educação financeira é importante porque ela abrange diversos aspectos da sua vida e com ela você aprende a lidar melhor com seu dinheiro.

Por isso, para ajudar você a organizar suas finanças e ter controle total da sua vida financeira, a Eletros disponibiliza vídeos, podcast, apps. Confira tudo no site https://eletros.com.br/galerias/#simuladores

 

Relacionados