A afirmação de que o cliente tem sempre razão pode não valer em alguns casos. A legislação que dita os direitos dos consumidores tem mostrado isso.
Solicitar a troca de uma roupa, por exemplo, apenas porque ela não serviu, é um direito que não contempla o cliente. As lojas não são obrigadas a realizarem a troca em casos como esses, segundo o Código de Defesa do Consumidor.
Para o advogado Alexandre Berthe, especializado em direito do consumidor, o estabelecimento acaba efetuando a troca para ter sempre o cliente por perto.
“Na tentativa de fidelizar os consumidores, comerciantes permitem a realização da troca, mas como cortesia”, afirmou ele.
Pela lei, a troca é obrigatória apenas no caso em que o produto tiver algum defeito. Neste caso, o fabricante tem 30 dias para realizar o conserto do produto. Depois deste prazo, o cliente poderá exigir uma das três opções: a troca imediata, a devolução do dinheiro ou o abatimento proporcional do valor pago (se o defeito não impedir o produto de ser usado e o cliente desejar ficar com ele, ganha um desconto no preço).
A exceção ocorre quando o produto for considerado essencial (como uma geladeira) ou de o defeito impossibilitar o seu uso (uma pane no motor que impede o uso do carro, por exemplo). Nesses casos o consumidor não terá que esperar 30 dias pelo conserto. Ele poderá exigir de imediato uma das três opções.
Se a compra for feita pela internet ou telefone, a regra é diferente. O consumidor pode desistir da compra em até 7 dias, independente do motivo.
A compra de um produto por um preço irrisório também tem sido questionado no país. Consumidores têm pleiteado esse direito, mas a Justiça tem entendido que eles não têm.
Um exemplo disso ocorreu em São Paulo. Um juiz negou o pedido de um consumidor que queria ter o direito de pagar R$ 0,01 por um carro. O cliente alegou que a loja anunciou veículos “a preço de banana” e deveria cumprir o prometido. Para o juiz, o consumidor agiu de má-fé. Decisões semelhantes têm sido tomadas quando lojas virtuais anunciam produtos por preços muito baixos por causa de erros no sistema.
[tabs tab1=”1″ tab2=”2″ tab3=”3″ tab4=”4″ tab5=”5″ tab6=”6″ layout=”horizontal or vertical” backgroundcolor=”” inactivecolor=””]
[tab id=1]
Depois do Natal, as lojas ficam cheias de consumidores querendo trocar presentes. Mas a lei diz que o lojista só é obrigado a trocar se o produto tiver defeito. “Comerciantes permitem a troca, mas isso é uma cortesia”, diz o advogado Alexandre Berthe. A exceção é para compras feitas pela internet ou por telefone, que podem ser devolvidas, seja qual for o motivo, em até sete dias.
[/tab]
[tab id=2]
O fabricante não é obrigado a fazer a troca imediata de um produto com defeito. A empresa tem um prazo de 30 dias para resolver o problema. Só depois é que o cliente pode exigir a troca, a devolução do dinheiro ou um abatimento no preço. A troca imediata só precisa ser feita se o defeito afetar uma parte essencial do produto (se for no motor do carro, por exemplo).
[/tab]
[tab id=3]
De maneira geral, a loja é obrigada a vender o produto pelo preço anunciado. Mas a Justiça tem dado ganho de causa para as empresas nos casos em que se constata a má-fé do consumidor. Muita gente já tentou se aproveitar, por exemplo, de erros cometidos por lojas virtuais, que anunciaram sem querer preços bem abaixo do real.
[/tab]
[tab id=4]
Não existe nenhuma lei que obrigue o lojista a aceitar cheque como forma de pagamento. Se o comerciante optar por não aceitar, porém, precisa deixar a informação clara. Além disso, a restrição deve valer para todas as situações. O lojista não pode, por exemplo, aceitar pagamento com cheque só a partir de determinado valor.
[/tab]
[tab id=5]
Quem compra um carro de outra pessoa e tem problemas não pode lançar mão do Código de Defesa do Consumidor ou reclamar no Procon. Isso porque essa não é uma relação de consumo. A pessoa pode reclamar, nesse caso, na Justiça comum, com base no Código Civil, diz o advogado Alexandre Berthe.
[/tab]
[tab id=6]
A cobrança da assinatura do telefone fixo é motivo de diversas ações na Justiça, muitas movidas por órgãos de defesa do consumidor. Mas, apesar de não existir uma legislação clara sobre o assunto, o entendimento que tem sido firmado nos tribunais é que a cobrança pode ser feita enquanto não houver decisão final sobre o tema.
[/tab]
[/tabs]
Fonte: Economia UOL – 05/12/2012
As férias escolares de julho são um período aguardado com entusiasmo pelas crianças, mas podem se tornar um desafio financeiro para os pais. Embora......
Leia tudoQuando se trata de tomar empréstimos pessoais, entender as taxas e os juros é crucial para tomar decisões financeiras inteligentes. Escolher o empréstimo certo......
Leia tudoVocê já parou para pensar que as suas decisões diárias de consumo podem estar impactando diretamente as suas perspectivas financeiras a longo prazo? Quando......
Leia tudoSe você já se perguntou qual é a diferença entre planejamento financeiro e orçamento familiar, saiba que não está sozinho. Muitas pessoas confundem esses......
Leia tudoO empoderamento financeiro representa a habilidade do indivíduo de assumir o controle pleno de suas finanças pessoais, buscando identificar oportunidades para melhorar a situação......
Leia tudoSaber lidar com o dinheiro é essencial para alcançar uma vida financeira equilibrada. No entanto, em meio a uma sociedade movida pelo consumo e......
Leia tudo28% dos investidores no Brasil são mulheres, e ainda há muito espaço para elas. Não é novidade que o mercado financeiro é majoritariamente masculino,......
Leia tudoSegundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a definição de saúde é o estado pleno de bem-estar físico, mental e social. Embora a saúde física seja......
Leia tudoDicas que você precisa saber antes de solicitar o seu A utilização de empréstimos se tornou muito frequente entre os brasileiros, principalmente em épocas......
Leia tudoA palavra inflação assusta qualquer brasileiro, principalmente os que viveram entre as décadas de 80 e 90. Na época, a variação de preços era......
Leia tudoOrganizar suas finanças ajuda você a alcançar metas mais rapidamente e realizar grandes projetos de vida. Qual é o seu grande sonho? Um intercâmbio......
Leia tudoOrganizar suas finanças ajuda você a alcançar metas mais rapidamente e realizar grandes projetos de vida. Qual é o seu grande sonho? Um intercâmbio......
Leia tudo