O espaço do supermercado possui muitas tentações que induzem o consumo. Desde o espaço físico, que possui piso liso e escorregadio para que o andar seja mais lento e o consumidor possa notar as ofertas, a disposição dos produtos nas gôndolas, que evidenciam determinados artigos, até as promoções “Leve 3, Pague 2″ que acabam estimulando a compra por impulso. Encher o carrinho no supermercado é uma tarefa fácil, mas esse ato pode surpreender na hora do pagar a conta.

Reveja algumas atitudes na hora das compras e confira alguns passos que vão te ajudar a permanecer dentro do limite.

Faça uma lista de compras (e siga!)

Seja em um caderno ou no próprio celular, ter uma lista com os itens que você realmente precisa é essencial, pois reduz as compras desnecessárias, além de economizar tempo. Nesta lista, também vale estipular a quantidade de cada produto e quanto se deseja gastar.

Compare os preços

Essa é a regra básica para quem quer economizar. Fazer a comparação de valores de um produto em vários supermercados evita o desperdício de dinheiro e a possibilidade de uma oferta melhor. Pesquise, principalmente, os itens de compra recorrente que costumam impactar de maneira significante o orçamento.

Escolha o melhor dia e horário

A segunda quinzena do mês tem uma queda de movimento nos supermercados, por isso, este período costuma concentrar mais promoções. Também fique atento nos dias e horários em que ele estará mais lotado, pois a agitação pode instigar as compras excessivas e sem julgamento de valor.

Não faça compras com fome

Evite fazer suas compras com fome, porque isso pode aumentar a quantidade de produtos e ocasionar a compra de coisas supérfluas. Ou seja, se você estiver alimentado, fará compras de maneira mais tranquila e consciente.

Escolha o melhor supermercado para você

Outro ponto muito importante é escolher o melhor estabelecimento para efetuar suas compras. Para isso, é preciso levar em consideração o orçamento e padrão de consumo. Analise se o supermercado escolhido possui preços que cabem no seu bolso e possuem marcas acessíveis para você. Além disso, leve em consideração a distância que precisará percorrer para chegar até lá. Vale mesmo a pena deslocar-se tantos quilômetros para aproveitar determinada promoção? Às vezes, no seu bairro, há uma opção melhor e mais coerente com sua realidade.

 

Aproveite essas dicas para economizar no mercado e mantenha seu planejamento financeiro a salvo!

Relacionados