Dicas que você precisa saber antes de solicitar o seu

A utilização de empréstimos se tornou muito frequente entre os brasileiros, principalmente em épocas de crise e considerando o fato de que muitos não costumam ter uma reserva de emergência formada.

Nesse cenário, é importante lembrar que há diversas opções disponíveis no mercado, não apenas de instituições diferentes, mas também em relação às taxas e condições. Escolher qual é a melhor alternativa é uma decisão importante e, por isso, deve ser embasada após a análise de itens como Custo Efetivo Total, formas de pagamento, entre outros.

Veja dicas do que avaliar antes de tomar a sua decisão e se, se precisar,  conte com a Eletros na hora de solicitar o seu empréstimo.

  1. Conheça as taxas de juros:

Em uma concessão de crédito, é possível que você encontre:

  • Taxa nominal: é uma taxa utilizada como referência, mas nem sempre tem o mesmo prazo do empréstimo que você solicita. Essa é uma estratégia que acaba “mascarando” o volume de taxas que está sendo cobrado.
  • Taxa efetiva: taxa apurada durante todo o prazo do contrato. Utiliza os juros compostos ao longo do período de capitalização. É uma taxa mais real em relação à nominal.
  1. Compare os juros de cada instituição

Além de cada instituição financeira ter uma diretriz quanto às tarifas, o tipo de empréstimo também pode fazer toda a diferença no resultado. Confira as opções:

  • Empréstimo consignado;
  • Crédito Pessoal;
  • Crédito Estudantil;
  • Crédito Habitacional
  • Crédito Automotivo
  • Crédito Consolidado
  • Antecipação do 13º Salário.

Fazer um empréstimo não está relacionado apenas a ter dinheiro “vivo”. Você pode, por exemplo, solicitar um crédito para financiamento da sua faculdade, de um carro ou casa. Nesses casos, você nem verá o dinheiro, pois ele será diretamente encaminhado para o pagamento da sua dívida.

 

  1. Esteja atento a outras tarifas

Os juros não são as únicas tarifas encontradas em um empréstimo. Existem outros valores de manutenção cobrados pelas instituições, como tributos e seguros. Eles estão presentes no Custo Efetivo Total (CET).

O CET leva em consideração não apenas a taxa de juros, mas todas as tarifas e encargos que fazem parte do pacote, como seguros, taxas e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Ao comparar empréstimos e financiamentos, é importante sempre observar o Custo Efetivo Total (CET) e a soma de todas as parcelas.

Esses valores vão depender da instituição financeira e do tipo de empréstimo, e devem estar descritos no contrato.

 

  1. Avalie a quantidade de parcelas

É importante ficar atento pois, dependendo do número de mensalidades, os juros podem ser maiores e, se você atrasar as parcelas, ainda pode até ter o nome negativado.

Analise bem essas informações para tomar uma decisão que não traga prejuízos para o seu bolso no longo prazo.

 

  1. Faça simulações

As simulações disponibilizadas pelos sites de empréstimos são uma boa oportunidade para ter uma noção de valores em um primeiro momento.

Em alguns sites e plataformas, é preciso somente que você digite o valor que necessita, o número de parcelas ideal e pronto. Você recebe em minutos as propostas de diferentes financeiras para pedir seu crédito.

A Calculadora do Cidadão, criada pelo Banco Central, pode ajudar você a simular operações financeiras, como:

  • Financiamento com prestações fixas;
  • Valor futuro de capital;
  • Correção de valores.

Mas atenção*: O cálculo deve ser considerado apenas como referência para as situações reais e não como valores oficiais.

*O Banco Central do Brasil não assume qualquer responsabilidade por perdas ou danos decorrentes de eventuais atrasos ou indisponibilidade de serviços de telecomunicações, interrupções, falhas e imprecisões, bem como pelo uso inadequado das informações oferecidas.

Mesmo seguindo essas dicas, tenha sempre em mente que empréstimos são dívidas. Portanto, recomendamos que você só faça a contratação de uma linha de crédito caso você tenha um objetivo definido. Dessa forma, você evita débitos desnecessários e mantém a sua vida financeira em ordem.

Como obter empréstimo na Eletros. 

A Eletros conta com duas linhas de crédito: empréstimo financeiro e empréstimo emergencial destinadas aos participantes ativos e aposentados e pensionistas dos Planos BD Eletrobrás, CD Eletrobrás, EPE e CV ONS.

Acesse a página sobre Empréstimos para conhecer o nosso comparativo de taxas com o mercado e saber como solicitar seu empréstimo. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento.

Relacionados