A aposentadoria, ainda que represente uma realidade distante para muitos trabalhadores em início de carreira, encontra eco na crescente preocupação dos brasileiros com a manutenção de um estilo de vida tranquilo e seguro, especialmente na terceira idade. Planejar-se hoje pode garantir a estabilidade de amanhã

Acumular reservas necessárias à aposentadoria desde o início da carreira pode representar vantagens. O hábito de juntar dinheiro ajuda o investidor a administrar melhor suas finanças. Nos dias atuais qualquer um pode começar a investir, ainda que se tenha poucos recursos para isto.

Com apenas R$ 30 já é possível poupar no Tesouro Direto. Existem também outras opções para que o investidor aplique suas economias, como o fundo de ações, previdência e renda fixa.

O estilo de vida é um ponto determinante durante a reflexão acerca do tema ‘aposentadoria’. Entre a viagem dos sonhos, o bairro em que se deseja morar e a estrutura necessária para a realização periódica de passeios com a família, faz-se necessário compreender a importância do planejamento prévio para o padrão de vida que se pretende assumir adiante.

Contar com a Previdência Social para sustentar a aposentadoria pode ser uma tática arriscada, pois o teto da aposentadoria pública é baixo. Isto acaba, de certa forma, abalando a satisfação dos brasileiros no INSS.

Diante deste panorama, uma boa saída é contribuir com a Previdência Privada, para não ter dificuldades mais tarde.

Relacionados