Você sabia que a educação financeira pode ter um papel importante na preservação da saúde, reduzindo o estresse e melhorando a qualidade de vida? É isso que mostram alguns estudos e pesquisas.

O Indicador de Educação Financeira (INDEF), apurado pela Serasa Experian e pelo Ibope Inteligência, fez uma comparação entre o nível de conhecimento e estresse financeiro e constatou: quem tem mais educação financeira tem uma vida mais tranquila e saudável.

Por um outro lado, quem é menos educado financeiramente é mais propenso a ter suas contas desequilibradas. E esse desequilíbrio pode abrir caminho para as dívidas, que por sua vez podem causar estresse e gerar doenças, como mostram pesquisas realizadas pela Employee Financial Education.

Segundo o levantamento, o estresse causado por dívidas desencadeia outros agravantes, como ansiedade (29%), dores de cabeça (44%), depressão profunda (23%), tensão muscular (51%), problemas digestivos (27%) e até ataques cardíacos (6%).

Por isso, saber ter uma relação saudável com o dinheiro, além de manter as finanças estáveis, também faz bem para a saúde.

Relacionados