Seja para descansar ou cair na folia, o carnaval é sempre uma data que causa ansiedade. As cidades são contagiadas com diversão, cores, músicas e festas para todos os gostos. Porém, curtir com consciência é essencial para nos organizarmos ao longo de todo o ano. Assim, não deixe a preocupação atrapalhar a alegria que o mês de fevereiro traz e confira dicas importantes para poupar dinheiro nesse Carnaval!

1- Faça um orçamento: Dedique um tempo para escrever todos os seus possíveis gastos, desde alimentação à fantasia. Reserve uma quantia para imprevistos, afinal, sempre bom ter um “plano B”.

2- Crie uma lista de compras: Listar o que precisará para os dias de folia e fazer às compras de uma vez pode render bons descontos, principalmente se você adquirir estes produtos pouco antes do feriado. Antecipe as compras e combine com amigos e familiares a divisão destes valores, assim, nada pesará no seu bolso.

3- Pague no débito ou à vista: Prefira pagar as contas à vista e evite acumular despesas para os próximos meses. Isso o livrará de possíveis surpresas na fatura do cartão de crédito.

4- Use a criatividade: O carnaval é uma época do ano em que ser criativo é lei! Você mesmo pode customizar algum adereço, reciclando fantasias de outros carnavais ou improvisando com utensílios que já tenha em casa.

5- Comece a festa em casa: Use o método da “vaquinha” e reúna amigos e familiares para um esquenta antes de se jogar na folia. Sair animado e bem alimentado lhe fará economizar e ajudará a fugir das “inflações carnavalescas”.

6- Procure por eventos gratuitos: Pesquise e faça uma agenda com blocos e festas abertas ao público. O carnaval de rua é conhecido por oferecer uma ampla diversidade, tem blocos para todos os gostos. Chame os amigos e lembre-se: o importante é se divertir!

7- Prepare um lanchinho: Uma das formas de economizar com alimentação é resistir à tentação de fast food ou comidas de rua. Organize-se para levar uma bolsa térmica com alimentos leves e práticos, como frutas, sucos, snacks e sanduíche natural. E não se esqueça da água!

8- Planeje o transporte: O preço da gasolina não anda muito amigável e direção não combina com álcool, não é? Portanto, abuse dos aplicativos de mobilidade urbana e considere o transporte público. Aplicativos como Uber, Cabify, 99 táxis etc., permitem que você compartilhe o valor da corrida com seus amigos, assim todos podem dividir os gastos e o transporte.

9- Zele pela sua segurança: Portar documentos é essencial para sua proteção. Em época de festas, a cidade pode estar cheia e caso perca a carteira, será difícil de encontrar. A dica é: tire cópia de seus documentos e do cartão de saúde para sair por aí e use uma doleira presa ao corpo. Além de proteger os documentos, você poderá aproveitar o espaço para guardar o celular e o dinheiro com segurança.

10- Exagere apenas na felicidade (e no protetor solar!): A saúde vêm em primeiro lugar, portanto, se hidrate bem e consuma bebida alcoólica com moderação. Lembre-se sempre do seu orçamento inicial e procure não ultrapassar o valor estipulado. Foque na sua segurança financeira sem deixar sua saúde ou sua felicidade de lado.

Bom carnaval a todos!

Relacionados